Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

10 dicas para aumentar a produtividade no home office

10 dicas para aumentar a produtividade no home office

Quer ser uma pessoa mais produtiva? Aumentar a produtividade é uma das maiores procuras dos profissionais. Pode parecer difícil, principalmente nesse novo cenário em que o mundo está inserido. Com a pandemia, foi necessário se adaptar a um novo modo de trabalho e, para muitas pessoas, o home office tornou-se parte da rotina. E trabalhar em casa pode se tornar um empecilho na realização de tarefas. Mas algumas dicas simples irão te ajudar a manter o foco e garantir a produtividade no dia a dia. Confira 10 dicas para se tornar uma pessoa mais produtiva.

1. Prepare o seu home-office

Organize seu home-office de modo que lhe propicie mais produtividade.
Procure o cômodo mais silencioso da casa, de preferência onde possa fechar a porta para evitar barulhos. Enfeite com quadros, plantas ou objetos decorativos. O objetivo é criar uma atmosfera propícia ao seu trabalho e sua produtividade.

2. Organize-se

Esse é o passo mais importante para se tornar uma pessoa produtiva. Estabeleça uma rotina, crie uma agenda, anote suas tarefas e reuniões, crie pastas para seus documentos importantes. Quando as coisas estão organizadas, você tem mais controle do seu tempo e consegue ser mais ativo.

3. Estabeleça prioridades

É muito importante se concentrar na realização de tarefas, querer resolver muitas coisas ao mesmo tempo pode interferir no resultado das atividades. Por isso, é fundamental estabelecer prioridades criando uma ordem de importância. Para isso, faça uma lista das tarefas a serem realizadas. Determine um tempo para cada uma. Realize uma tarefa de cada vez. Se for algo que leve menos de dez minutos, faça agora.

 4. Aprenda a dizer não

Se concentrar e manter o foco parece uma tarefa muito difícil, principalmente quando o trabalho está sendo realizado em casa. Aprender a dizer NÃO é essencial. Devemos saber fazer escolhas.  Para tornar seu tempo produtivo e aproveitar o máximo de cada minuto, você precisa aprender a dizer não. Não apenas aos pedidos das pessoas, mas à tudo o que lhe impede de conseguir melhores resultados. Um bom exemplo, é guardar o celular e ver as notificações somente durante as suas pausas para descanso.

5. Defina horários específicos somente para responder emails e notificações

Essa é uma excelente dica, especialmente, para pessoas que supervisionam times. Se você olhar todas as notificações  e e-mails  assim que chegam, é bem capaz de ocupar muitas horas do seu dia com isso e comprometer a realização das suas tarefas. Você irá perder a concentração e o foco várias vezes, o que irá reduzir a sua produtividade. Quanto menos vezes por dia você fizer isso, melhor. Defina, previamente em sua agenda ou lista de tarefas, os horários específicos para responder os e-mails e notificações e, mais importante de tudo, o respeite.

6. Encontre o seu pico de produtividade

Identifique o horário no qual você está mais motivado e faz o seu melhor trabalho. Faça testes até encontrar o seu horário nobre, não importa qual seja, e se esforce para moldar o seu dia de trabalho em torno dele.

 7. Utilize o método Kanban

O Kanban é um método que ajuda você a organizar a sua mentevisualizar com mais facilidade o andamento de um projeto e permite que você mantenha o foco e a motivação.

O Kanban consiste em usar um painel ou mural, que pode ser um quadro branco de alumínio, uma folha de cortiça, um papel sulfite, uma parede do seu escritório e até mesmo um aplicativo. No mural, você criará 3 colunas:

  • Para fazer
  • Fazendo
  • Feito

Na primeira coluna são para as tarefas que estão pendentes. Na segunda coluna, você vai listar as tarefas que estão sendo realizadas. E, por último, as tarefas já concluídas

Organize todas as suas atividades dividindo em lista e colocando as etapas do seu projeto. Anote cada atividade em um post-it ou papel diferente e cole na coluna naprimeira coluna. A partir daí, você vai mover para a coluna “fazendo” as atividades que estiverem sendo feitas. Então, quando finalizadas, basta mover o post-it para a última coluna, a de tarefas “feitas”.

8. Atente-se à sua postura ao trabalhar sentado

Isso é essencial para quem trabalha sentado. A questão é que sem alguns cuidados esta posição pode trazer problemas, muitos deles sérios e extremamente prejudiciais à saúde. Em geral, as pessoas expõem-se a riscos que desconhecem, seja por sentar em uma posição inadequada ou, por motivos bobos, como, simplesmente, não saber regular a altura da sua cadeira corretamente.

A postura ideal para quando você estiver trabalhando sentado em frente ao computador é olhar reto para frente sem precisar levantar ou abaixar a cabeça para ver a tela. Os seus braços precisam fazer um ângulo de 90 graus com a mesa sem que você precise levantar os ombros ou ter que deixar os punhos arqueados. Os seus joelhos também precisam estar em 90 graus com o chão – o que significa, muitas das vezes, ter que colocar uma caixa, um puf ou algum tipo de apoio nos pés. Não cruze as pernas. A sua coluna também precisa estar reta, mas não rígida. Sente sobre o ossinho do bumbum e volte o quadril levemente para frente. Se a sua cadeira não te deixa fazer isso naturalmente, coloque algumas almofadas até chegar nessa posição.

9. Tire um tempo para descansar

Faça pequenas pausas durante a execução de suas tarefas. Defina horários específicos para isso. Aproveite a oportunidade para se alongar, usar seu celular, ler um livro ou descansar. Essa é uma parte muito importante do processo e vai trazer muitos benefícios a sua saúde e ao trabalho. 

 

 10. Busque aperfeiçoamento profissional (Capacite-se)

Capacitação profissional nunca é demais! O mercado está sempre em busca de profissionais atualizados e a informação é uma importante ferramenta para o trabalho. Busque por novos conhecimentos e informações, tire um tempo para se atualizar, pesquise sobre temas e assuntos do seu interesse e que possam contribuir para a sua formação, assista jornais e vídeos na internet, invista em cursos online. O conhecimento também é uma forma de manter a produtividade e eficiência na realização do seu trabalho.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit