Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
13 dicas para ter uma casa sustentável

Se você está se perguntando o que é uma casa sustentável, é bem simples de entender. É basicamente uma casa que ajuda o meio ambiente e diminui consideravelmente a poluição e a produção de lixo.

E eu vou te explicar aqui como você pode transformar sua casa hoje!

Além disso, se você acha que sua conta de água e energia estão vindo muito altas, eu te garanto que é possível reduzir suas contas e ainda assim ajudar o meio ambiente.

Tenho a certeza que você ficou curioso! Então, vou te apresentar aqui 13 dicas de como você pode ter sua casa mais sustentável começando hoje.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos 

 

1 - Economizando com a geladeira

Vamos começar com uma dica super prática que você pode começar a adotar agora mesmo!

Para pra pensar quantas vezes você abre a geladeira para pensar. Não se preocupe, eu também já fiz muito isso rsrs. 

E se eu te contar que toda a vez que você abre a geladeira você está gastando energia. Então, quero que a partir de agora, toda vez que você for abrir a geladeira só pra ficar pensando você lembre da gente e não abra mais ela sem necessidade! 

Outras maneiras de economizar são evitar colocar alimentos quentes e deixar a geladeira longe de equipamentos que produzem calor, como por exemplo, exposição ao  sol, fogão, etc.

Se você ainda não entendeu como isso irá te ajudar a economizar, calma que eu te explico.

Pense que toda vez que a geladeira esquentar, ela utilizará da energia para resfriar e atingir a temperatura para qual ela está programada. 

Portanto, agora que você já sabe como utilizar adequadamente a sua geladeira, ficou super simples economizar!

2 - Pintando as paredes

Você já teve a sensação de estar morando dentro de um forno? E não consegue viver sem um ventilador ou ar condicionado?

Então, essa dica irá te ajudar!

Você sabia que o branco é a cor que menos absorve calor? Então, se você pintar suas paredes de branco, a sensação térmica da sua casa irá diminuir!

Isso não vale somente para as paredes, você pode utilizar os brancos no telhado, nos móveis e até na decoração.

 

3 - Substituindo suas lâmpadas

Outra dica super prática é substituir as lâmpadas da sua casa por LED!

Se você não entendeu como que gastar dinheiro comprando lâmpadas novas vão te ajudar a economizar, eu te explico!

As lâmpadas de LED tem maior durabilidade, consomem menos energia, não emitem poluentes, não esquenta e nem possuem elementos tóxicos! Você já consegue perceber que são bem melhores que qualquer outro tipo de lâmpada disponível no mercado hoje.

Ainda que ela tenha um investimento inicial maior, tenha certeza que elas compensam no longo prazo!

 

4 - Consertando vazamentos

Agora vamos falar um pouco sobre economizar na conta de água!

Essa dica é sensacional, pois além de te salvar dinheiro, também diminui o desperdício.

Os vazamentos podem aparecer em diversos lugares, como por exemplo, pode ser um cano quebrado, um equipamento com defeito e até uma torneira pingando!

Portanto, é muito importante que você esteja atento a qualquer sinal de vazamento. Além disso, uma vez que você detectar o vazamento você deve arrumar imediatamente!

5 - Coletando água da chuva

Essa dica é simplesmente sensacional! Pois, a água da chuva é gratuita!

Primeiramente, você irá precisar de um recipiente para a coleta, pode ser uma bacia, uma caixa d’água, um tambor, qualquer coisa. Feito isso, você terá que posicionar esse recipiente nas saídas das calhas do seu telhado.

Ah, e não pode esquecer de sempre limpar as calhas, para evitar doenças na água.

Também é importante colocar uma peneira em cima desse recipiente para evitar sujeiras que vem junto na água como galhos, folhas, insetos, etc. Outro passo importante é higienizar essa água, e para isso, basta misturar 10ml de água sanitária para cada 100L de água da chuva.

Agora você deve estar se perguntando, o que fazer com toda essa água coletada.

E aqui vai a dica, você pode utilizar na descarga do banheiro, para regar seu jardim, lavar o carro, o quintal e até o chão da sua casa!

No entanto, essa água nunca deve ser utilizada para consumo, preparo de alimentos ou lavagem de roupas, pois podem conter substâncias tóxicas para o ser humano.

 

6 - Separando o lixo

Acho que não preciso nem comentar sobre a importância de separar o seu lixo reciclável e de como isso é muito importante para o meio ambiente.

Você pode separar em papel, plástico, vidro e metal!

Porém, dentro de cada grupo há algumas exceções! Como por exemplo, Nos metais, esponja de aço, canos, clipes e grampos ficam de fora.

Além disso, entre os vidros recicláveis, não estão inclusos lâmpadas, vidros temperados, espelhos ou cristais.

 Também dentro dos papéis não recicláveis, está o cupom fiscal, papel carbono e

adesivos (isso vale também para aquela parte com cola do post-it).

Outro ponto importante é que se qualquer material estiver sujo com resíduo orgânico (comida ou bebida), você terá que lavar antes de colocar na reciclagem, e se isso não for possível, terá que descartar no lixo não reciclável.

Agora que o lixo está separado, o próximo passo é se informar se existe coleta seletiva ou postos de coleta na sua cidade. Uma outra opção é entregar o lixo já separado aos catadores.

 

7 - Colocando plantas dentro de casa

Essa dica só te traz pontos positivos!

Você sabia que as plantas melhoram a qualidade do ar, ajudam na decoração, aumentam a umidade (diminuindo a poeira), diminuem a concentração de CO² que é responsável por deixar as pessoas sonolentas e a melhor de todas, elas diminuem o stress!

Além disso, você também pode optar por escolher uma planta com flores coloridas, e cada cor irá te afetar de uma positiva diferente!

 

8 - Fazendo uma hortinha

Essa dica é incrível, pois você pode envolver as crianças da sua casa para ajudarem também, e tenho certeza que elas irão adorar!

Com uma hortinha em casa você poderá ter alimentos 100% orgânicos!

Ao montar sua hortinha, além de você economizar no supermercado, você também diminui a produção do lixo, e consequentemente ajuda a diminuir o desmatamento e o aquecimento global! 

Dito isso, você pode começar sua horta agora mesmo!

 

9 - Reduzindo o consumo de água e energia

Eu sei que já dei algumas dicas que podem ajudar na economia da sua conta de energia e água.

Mas, achei super importante dar mais dicas para te ajudar nesse aspecto!

Vamos começar falando sobre o seu banho, pense comigo, quanto tempo você demora para tomar banho. Pensou? Ótimo!

Agora tenha em mente que um banho de 5 minutos, gasta em média 45L de água. Você consegue fazer uma regra de três e ver quanto você provavelmente está gastando de Litros de água por dia. Deu bastante, né?

Então, se você conseguir reduzir o seu tempo de banho, você estará economizando água e até energia elétrica!

Agora, vamos pensar de novo. Lembra de quando você está escovando os dentes ou lavando a louça? Então, a torneira quando não está sendo utilizada, geralmente está aberta ou fechada? Pois é! Bora fechar essa torneira!

Outra dica bem simples, porém que irá precisar de um investimento é a de instalar um arejador na sua torneira. Dessa forma, você estará diminuindo a quantidade de água que sai da sua torneira e consequentemente economizando água!

Além disso, desligar os aparelhos em stand-by também é uma ótima dica para economizar energia!

 

10 - Diminuindo o lixo

Essa dica não poderia ficar de fora!

Já parou pra pensar em quanto lixo você produz todos os dias? Se você pudesse olhar agora dentro do seu saco de lixo, o que estaria lá dentro?

Já mencionamos aqui a importância da reciclagem do lixo, mas não podemos parar por aí! Também temos que pensar na quantidade de lixo que a gente produz, para começarmos a diminuir!

Uma dica fantástica é abandonar o uso do papel para anotações! Exatamente! Você pode anotar tudo no celular através de aplicativos excelentes como o evernote ou o notepad. 

E ainda, com o armazenamento em nuvem, como o google drive e o dropbox, adeus impressora!

Você ainda pode diminuir o uso de descartáveis e utilizar sacolas de mercado reutilizáveis. Além disso, você também pode reutilizar recipientes como pneus e garrafas para ajudar na decoração!

Sem contar que você também pode transformar os restos de comida em adubo (e até utilizar na sua hortinha!), o nome para esse processo é compostagem.

Adotando essas dicas práticas e a princípio pequenas no nosso dia a dia, conseguimos diminuir drasticamente a nossa produção de lixo.

 

11 - Aumentando a luz natural

Essa dica é sensacional! Te ajuda a economizar energia! E é super simples!

Pare para pensar que quanto maior o tempo de luz natural que sua casa receber, menos você irá gastar com iluminação artificial!

Então, pode abrir as cortinas durante o dia e deixar a luz do sol entrar!

Além disso, você pode posicionar espelhos para que eles reflitam a luz solar para sua casa. Isso mesmo, colocar os espelho de maneira que a luz bata neles irá deixar sua casa mais iluminada!

 

12 - Aumentando a ventilação da casa

Essa dica é para quem quer economizar energia com ventiladores e ar condicionado! 

Para facilitar a passagem de ar pelos cômodos, a dica é bem simples, basta deixar todas as portas e janelas completamente abertas!

Além disso, você também pode criar um efeito de ventilação cruzada, adicionando janelas, para deixar o ar correr mais livremente.

 

13 - Colocando muxarabis, brises e cobogós

Primeiramente, você deve saber que todos esses elementos além de trazerem uma maior eficiência energética, também são ótimos elementos arquitetônicos que podem compor a sua casa!

Então, vamos começar pelos muxarabis e os cobogós que são elementos vazados que podem ser transformados em paredes. 

Esses elementos fantásticos além de separar os ambientes, permitem a passagem de luz e ventilação através dos cômodos!

E os brises, não ficam atrás, eles são muito utilizados para diminuir a incidência da luz solar na sua casa! Diminuindo a conta de energia e aumentando o conforto térmico!



Chegamos ao final desse artigo, e conforme disse no início, te garanto que se você aplicar essas dicas irá economizar nas contas de água e energia e o mais importante terá uma casa muito mais sustentável!

 

Se você se interessou por esse assunto e quiser saber mais, clique aqui veja o artigo que utilizamos como fonte para deixar sua casa ainda mais sustentável.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit