Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

1ª Usina do Brasil a gerar energia a partir do lixo é do Paraná

1ª Usina do Brasil a gerar energia a partir do lixo é do Paraná

Notícia boa para o Paraná e para o Brasil!

O estado será o primeiro de nosso país a receber a construção de uma estação de geração de energia por meio de esgoto e lixo orgânico. Em outras palavras, será construída lá uma usina de geração de biogás, capaz de transformar resíduos em eletricidade para abastecer casas da região.

A licença para a operação foi concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná à empresa CS Bioenergia.

Segundo a companhia, a usina poderá produzir 2.8 megawatts de eletricidade por meio unicamente de lixo, abastecendo aproximadamente duas mil residências no estado.

O lixo, ou matéria-primera, para geração desta energia virá de estações de tratamento de esgoto, que, além de biogás, será transformado em biofertilizante. Estima-se que, de início, sejam desviados 1000 m³ de lodo de esgoto e, também 300 toneladas de lixo orgânico dos aterros.

Na Europa, tais usinas já são bastante populares, existindo em 14 mil, com a Alemanha sozinha liderando e sendo responsável por 8 mil destas.

No Brasil, no entanto, o biogás ainda tem participação mínima na matriz energética, sendo contabilizado ainda junto a outros biocombustíveis (ex: bagaço de cana). Espera-se, no entanto, que com a iniciativa do Paraná tais projetos espalhem-se e a contribuição do biogás para a geração de energia aqui, que está avaliada no momento em 8.8%, cresça nos próximos anos.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit