Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

3 dicas para entrar no mercado de trabalho mais facilmente

3 dicas para entrar no mercado de trabalho mais facilmente

Entrar no mercado de trabalho é objetivo de muitas pessoas que estão no fim da graduação, mas isso não é uma tarefa muito fácil.  Mesmo com o constante crescimento do mercado, a competitividade na busca de uma vaga ainda é grande.  Dentre as oportunidades, uma das áreas de trabalho em maior expansão são as atividades ambientais, já que empresas e pessoas estão cada vez mais preocupadas com o futuro e com a preservação do meio ambiente. Afinal, é ele quem move e impulsiona a necessidade de transformar as atividades capitalistas que degradam o meio ambiente em atividades menos degradantes. Nesse sentido, os profissionais que possam contribuir em tarefas capazes de diminuir os impactos ambientais e que estejam bem preparados são os mais procurados. Pensando nisso, separamos 3 dicas importantes e que podem te ajudar a se tornar um profissional de destaque e a conseguir um emprego na área ambiental com mais facilidade.  

 1- Busques por experiências durante a graduação  

O período da gradução é uma ótima oportunidade para adquirir mais conhecimento e já começar no mercado de trabalho. As oportuinidades apresentadas dentro da universidade ou faculdade é uma excelente forma de construir experiências para carreira profissional. Participar de cursos complementares, palestras, projetos de pesquisas e empresa júnior são algumas maneiras de colocar em prática todo o conhecimento apresentado em sala de aula. Além disso, atividades como essas vão te tornar um profissional ainda mais competente além de acrescentar muito no seu currículo. Outra opção que vai facilitar na sua inserção no mercado é a atuação em estágios na sua área. Por meio deles você começa seu contato com empresas e pessoas fora da graduação, o que vai proporcionar ainda mais preparo, networking e um bom posionamento para sua profissão.

2- Entenda sobre pessoas e crie uma rede de relacionamentos 

Buscar entender as pessoas com que está se relacionando é uma dica fundamental para profissionais que buscam por uma vaga, principalmente no mercado ambiental. Entender como funciona as demandas e a cabeça dos clientes, colegas de profissão e a melhor forma para lidar com cada assunto e situação. Saber como gerenciar equipes, mediar e resolver conflitos é fundamental e pode tornar um diferencial em um profissional bem preparado. E, principalmente, ter inteligência emocional para lidar com isso. 

3- Continue estudando e busque sempre por mais conhecimento

O fim da graduação não significa que você não precisa mais estudar e/ou se especializar. O mercado de trabalho cresce e passa por transformações a todo tempo e saber se adquar a ele pode contribuir para uma vaga garantida na área procurada ou em outras áreas disponíveis. Para isso, a constante busca por novos conhecimento e especializações após sua formação são fundamentais nesse setor. Investir em pós graduação, cursos profissionalizantes, cursos onlines, presenciais, conhecimentos em outras áreas e de outros países são processos que agregam na sua capacidade técnica e contribuem para inúmeras tarefas do seu cotidiano.

Além de proporcionar mais conhecimento, continuar estudando é uma maneira de aumentar o seu networking, que é basicamente sua rede de relacionamentos, a forma como você consegue conquistar mais clientes, tornar seu trabalho mais conhecido, obter informações relevantes para sua área de atuação. Além do contato direto, uma ferramenta que  pode ajudar muito nesse processo relacional são as redes sociais. Com um número maior de acessos a cada dia, plataformas como Whatsapp, Instagram, LinkedIn e Facebook são muito eficientes na criação e manutenção de uma rede de relacionamentos. 

Dica extra: Use a tecnologia como aliada

A tecnologia vem crescendo de uma maneira inexplicavél e isso é muito importante no mercado de trabalho e em áreas ambientais. O desenvolvimento de dispositivos tecnológicos que ajudam no mercado de trabalho é cada dia maior e o principal destaque da Indústria 4.0. Conhecer e saber como essas ferramentas podem ser utilizadas traz muitas vantagens ao profissional ambiental. Os drones e softwares são exemplos de equipamentos tecnológicos que garantem maior agilidade e praticidade aos profissionais em diversas atividades, como monitoramentos, contruções, projetos ambientais, na preservação do meio ambiente e muito mais. Busque por cursos e especializações em áreas tecnológicas e se destaque no mercado de trabalho. 

Baixe o nosso E-book de Empregabilidade Ambiental

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit