Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

5 Curiosidades que vão te Surpreender Sobre a Perícia Ambiental

5 Curiosidades que vão te Surpreender Sobre a Perícia Ambiental

Com a atual legislação brasileira e a recorrência de crimes, ações ou danos ilegais à natureza, que por sua vez resultam na degradação ou escassez de recursos naturas, o profissional que atua como perito ambiental, tem sido muito demandado e tem se destacado no mercado de trabalho.   

Apesar de ser considerado um campo relativamente novo, é muito explorado e solicitado. Um dos motivos é que a perícia ambiental pode ocorrer na esfera do direito civil, criminal e/ou administrativo.  Entretanto, não é o que vai decidir o processo, pois ela serve apenas como fundamento e não como ponto de decisão.

Confira a seguir 5 curiosidades dessa área de atuação. E quem sabe, você pode ser o próximo a ingressar na perícia ambiental?

 

É uma profissão atrativa para quem busca estabilidade e segurança 

 É uma profissão atrativa para quem busca estabilidade e segurança

Aos que procuram um emprego relativamente tranquilo, com índice baixo de pressões externas, a perícia ambiental é um caminho considerável a seguir. Além disso, a flexibilidade de horários faz desse ramo atrativo. Junto a isso, há chance de atuar em outras atividades de forma paralela, flexibilidade e prazos maiores para a entrega do trabalho. Essas características podem ser cativantes para muitos profissionais e possuem grande peso no momento da decisão.

 

Qualquer profissional pode ser um perito

 Qualquer profissional pode ser um perito

A principal particularidade para ser perito judicial é a necessidade de um diploma de curso superior. No entanto, podem atuar como peritos: os profissionais liberais, os aposentados e os empregados de empresas em geral

Porém, os casos citados a cima, só se enquadram se a profissão superior cursada, for na mesma área da perícia a ser realizada. Ou seja, todo profissional pode ser um perito, mas para ser um Perito Ambiental você deve ter um curso superior relacionado à área ambiental. 

 

Fazer um cadastro é o primeiro passo para atuar na perícia

 Fazer cadastro é o primeiro passo

Os peritos só são nomeados entre profissionais legalmente habilitados pelos órgãos técnicos ou científicos, quando estão devidamente inscritos em cadastro mantido pelo tribunal ao qual o juiz está vinculado. Dessa forma, quando necessária uma perícia em determinada área, os tribunais realizam consulta pública, por meio de divulgação na rede mundial de computadores ou em jornais de grande circulação, além de consulta direta a universidades, a conselhos de classe, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para a indicação de profissionais ou de órgãos técnicos interessados.  

Constantemente, esses cadastros sofrem avaliações e reavaliações pelo tribunais, para manutenção do cadastro. A formação profissional, a atualização do conhecimento e a experiência dos profissionais interessados, são diferenciais que podem resultar em maior visibilidade e destaque.

 

O perito também pode receber punições

 O perito também pode receber punições

Se engana quem acha que nessa profissão, a pessoa está isenta de culpa. O profissional que atua como perito ambiental terá que ser totalmente imparcial e assumirá total responsabilidade do laudo pericial realizado.

Assim como as demais pessoas, em caso de conduta voluntária e intencional, o perito que prestar informações inverídicas responderá pelos prejuízos que causar à parte e ficará inabilitado para atuar em outras perícias no prazo de 2 a 5 anos, independentemente das demais sanções previstas em lei, devendo o juiz comunicar o fato ao respectivo órgão de classe para adoção das medidas que entender cabíveis. 

 

A profissão proporciona visibilidade, impõe respeito e abre novos caminhos

 A profissão proporciona visibilidade, impõe respeito e abre novos caminhos

Apesar da responsabilidade que os peritos têm, a profissão também traz benefícios. Entre eles, a visibilidade e o respeito em sua localidade de atuação. Por isso, é considerado uma pessoa honrada, quem é capaz de prestar serviços para a Justiça.

A condição de ser perito judicial, também incentiva a comunidade a procurá-lo para realizar trabalhos fora da Justiça. Além disso, pelo fato de realizar perícias, o leque de serviços que um profissional já presta, pode aumentar consideravelmente, principalmente se for um profissional liberal.   

Então, foi possível perceber que esse campo de atuação possui muitas partes, que não são tão difundidas e por isso, acabam sendo de pouco conhecimento público. Dominar essas qualidades e se atentar às recomendações mencionadas, são estratégias valiosas para quem se interessa na perícia ambiental.

E ai, gostou das curiosidades que trouxemos sobre a profissão de Perito Ambiental?

Caso esteja cogitando ir para essa área, desejamos toda a sorte do mundo, e gostaríamos de dizer que estamos a disposição caso tenha alguma dúvida ou queria saber mais sobre esse tema.

Até a próxima!

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit