Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

5 funções do Google Earth para profissionais do meio ambiente

5 funções do Google Earth para profissionais do meio ambiente

O Google Earth é um aplicativo desenvolvido pela empresa Google que tem como função apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre construído a partir de um mosaico de imagens de satélite. O aplicativo possibilita, ainda, a geolocalização em qualquer ponto do globo, bem como a criação e edição de feições geométricas da área de interesse.

O domínio das ferramentas disponibilizadas pelo Google Earth permite e elaboração de mapas, plantas topográficas simplificadas, croquis de acesso, áreas de drenagem, cálculo de declividade, além de permitir a avaliação temporal da situação de determinada área. Ou seja, oferece ao usuário uma série de aplicações à projetos e estudos ambientais. Pensando nisso, vamos listar 5 funções do Google Earth que podem auxiliar o profissional do meio ambiente a realizar atividades de forma mais prática.

1. Previsão do tempo e localização do sol 

O programa pemite a instalação de plug-ins que vão trazer algumas informações meteorológicas. Esse rescurso é interessante, pois possibilita que o usuário veja a previsão do tempo e ainda obtenha os dados climáticos de diversas regiões do planeta. Além disso, a DAS - Divisão de satélite e Sistemas Ambientais - disponibiliza uma série de plug-ins para o Gooogle Earth. A partir deles é possível obter informações sobre quiemadas, precipitações, descargas eléticas, temperaturas na superfície do mar e outros dados. Isso facilita o planejamento de ações por parte dos profissionais do meio ambiente.

2. Delimitação de bacias hidrográficas no Gooogle Earth

O projeto Google Earth na Sala de Aula criou o arquivo ' Recurso Hídrico do Brasil' com as regiões e bacias hidrográficas brasileiras. Foram criadas 10 camadas de dados, mapeando as redes fluvias brasileiras brasileiras como um todo, desde os rios maiores até os riachos e igarapés.

Este plug-in ajuda o profissional ambiental a ter acesso a diversos dados das bacias hidrográficas brasileiras, facilitando o plano de ação de seus projetos, que pode ser, por exemplo, delimitar uma área fluvial em um determinado terreno.

3. Descobertas de novas espécies da fauna e da flora

A possibilidade do acesso à áreas inexploradas permitiu que o Google Earth se tornasse um grande aliado na descoberta de novas espécies da fauna e da flora mundiais. Um exemplo disso foi a descoberta feita por cientistas, por meio da identificação de uma área desconhecida no norte de Moçambique. Isso aconteceu durante uma pesquisa realizada por pesquisadores do Jardim Botânico Real de Kew, na Inglaterra, que estavam observando mapas reiterados do aplicativo do Google em busca de uma área a mais de 1,6 mil metros acima do nível do mar para um projeto de conservação. Depois da descoberta foi feita uma expedição onde cientistas e pesquisadores encontraram várias espécies de plantas e animais.

4. Planejamento com base em imagens 3D

Com a opção de imagens em 3D, além de proporcionar uma visualização em ótima qualidade, você ainda pode utilizar o dispositivo para suporte em áreas de construções, criando modelos de casas e edifícios, inserindo novos edifícios em mapas para ver a melhor posição e como ele vai se encaixar dentro da cidade; medir a área de um polígono ou a altura de um edifício; possui ferramentas avançadas para medir distâncias e medir a altura de um prédio em 3D ou planar por cima de paisagens tridimensionais.

5. Monitoramento e preservação ambiental

O Google Earth tem atuado em áreas de monitoramento ambiental, disponibilizando funções de rastreamento que favorecem e que permitem monitorar ameaças desde de projetos de hidrelétricas a rios intocados pela poluição. Com o acesso a imagens de satélites detalhadas, cientistas e profissionais ligados à preservação ambiental podem monitorar incêndios e desmatamentos quase em tempo real e agir para combater o desflorestamento.

Seja um profissional atualizado 

Um profissional bem capacitado está sempre atento as tecnologias e ferramentas que surgem como importante componente em sua área de atuação. Pensando nisso, se especializar em Google Earth pode se tornar um diferencial para profissionais ambientais, podendo auxiliar em diversas atividades. O IBRACAM pode te ajudar nessa tarefa. Nós te oferecemos excelentes oportunidades de cursos que contribuem para ser um profissional de destaque.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit