Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

5 motivos para fazer um curso de Google Earth Pro

5 motivos para fazer um curso de Google Earth Pro

Já experimentou viajar o mundo todo sem sair de frente da tela do computador? Com o Google Earth Pro é possível. O aplicativo é desenvolvido pela empresa Google e apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre que permite a geolocalização em qualquer parte do planeta, além de algumas opções oferecidas pelo aplicativo.

Mas, além da função interativa, essa ferramenta tem se tornado muito útil para a realização de atividades profissionais, principalmente em áreas ambientais. Isso é devido a suas múltiplas funções e vantagens em setores como mapeamento, pesquisas cientificas, coordenadas geográficas, delimitações e preservação ambiental.

Cada vez mais procurado e destinado ao uso ambiental, profissionais precisam estar atentos aos novos desenvolvimentos tecnológicos que visam aprimorar ainda mais os resultados de pesquisas e tarefas. Desse modo, saber o funcionamento de aplicativos como o Google Earth Pro é fundamental e, por isso, preparamos 5 motivos para você fazer um curso sobre ele e se especializar. 

1. O programa oferece maior praticidade na realização de atividades.

O dispositivo possui funções que permitem o mapeamento e o acesso a grande parte de áreas, além de permitir o monitoramento de espécies, possibilitando pesquisas e análises ambientais. Com a possiblidades de acesso a todos os dados de modo remoto, ambientalistas e outros profissionais podem realizar o trabalho de forma mais prática e economizam tempo, pois não precisam se deslocar com tanta frequência até a área de atividade ou a outros locais. 

2. O Google Earth Pro oferece múltiplas funções

O aplicativo é acompanhado por diversos recursos que permitem algumas opções para seus projetos. Ele oferece a criação e o acesso a mapas e permite a adição de marcadores para destacar localizações importantes e obtenção de informações geográficas. Oferece imagens de alta resolução capturadas por satélites, criação de vídeos, rastreamento e monitoração de espécie, medição distâncias,  edificações e medidas em 3D. 

Outra função disponibilizada pelo aplicativo é o Street View, que oferece vistas panorâmicas por meio de imagens em 360 graus na horizontal e 270 graus na vertical permitindo a visualização de ruas ao nível do solo em cidades de diversas partes do mundo.

3. O aplicativo oferece imagens e projeções em 3D.

O programa disponibiliza dados de terrenos em 3D (montanhas, vales e outros recursos topográficos de grande escala). E você consegue visualizar as cidades com dados em 3D diretamente no Earth Studio. Basta clicar na opção Cidades em 3D disponíveis no menu 'Visualização' para sobrepor um mapa interativo ao globo. E importante se atentar a algumas dicas para as uso de projeções em 3D para obter melhores resultados.

  •  Não aproxime demais

Apesar da alta resolução presente nas imagens e produções em 3D, a nitidez pode ser alterada quando a câmera está em altitudes mais. A melhor solução é evitar a aproximação da câmera em prédios e outras edificações. Dessa forma, torna-se possível obter imagens mais nítidas

  • Evite inclinação excessiva da câmera

Quanto mais a inclinação da câmera aumenta, mais a geometria fica visível no frame. Para compensar e manter o desempenho, o Earth Studio reduz o modelo 3D e os dados de textura. Isso pode resultar em imagens de baixa qualidade na sua animação final.
Como regra geral, os dados em 3D da cidade ficam melhores quando vistos de um ângulo de inclinação da câmera entre 40° e 60°. Essa é a correspondência mais próxima da inclinação em que a captura original foi feita, ou seja, a partir de planos de baixa altitude.

4. Você pode contribuir na preservação ambiental. 

O Google Earth desempanha papel fundamental para a preservação ambiental. Ele permite o mapeamento e monitoramento de áreas desmatadas. Além disso, o aplicativo já tem se mostrado muito eficiente na proteção de espcies em extinção. Um exemplo foi o uso do Google Earth para o rastreamento de elefantes ameaçados de extinção. Por meio de 'colares' conectados aos elefantes é possível visualizar de forma remota a posição dos animais e deslocar guardas florestais para as localizações corretas, de forma mais rápida e eficiente. O programa também tem se destacado na descoberta de novas epécies da fauna e flora mundial. 

5. Possui um fácil acesso.

O Google Earth é uma plataforma completamente online e de fácil acesso. Ele está disponível em versões para web, dispositivos móveis e para o computador. Todas são disponíveis de forma gratuita para os usuários e são compatíveis para Windows, Mac, Linux, Android e IOS. Fazer o download do programa é simples, tanto no computador quanto no celular.

Dica extra: Seja um profissional atualizado no mercado.

Com um grande número profissionais buscando por uma vaga, empresas optam por pessoas com diferencias. Desse modo, adquirir novos conhecimentos é fundamental para aumentar as chances na área profissional. E os cursos livres podem ajudar nisso. Invista em você e na sua formação.

Inscreva- se no curso online de Google Earth Pro do IBRACAM.

 

 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit