Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
5 motivos para fazer um curso de Mapeamento Aéreo com Drone

O drone, também conhecido como UAV – objeto de voo automático – é uma ferramenta que passou a se popularizar na década de 70, inicialmente com fins militares, mas que atualmente tem uma grande importância em diversas áreas, sendo algumas delas o geoprocessamento e o mapeamento aéreo.

Dentre suas funções podemos citar o monitoramento de espécies em extinção, de áreas degradadas, de APPs (Áreas de Proteção Permanente), Reservas Legais, de vazamento de produtos líquidos nos rios, dentre outras.

No entanto, o que é exatamente o Mapeamento Aéreo com Drone? Apesar de drones terem funcionalidades múltiplas, o mapeamento consiste em usar essa ferramenta tecnológica para extrair imagens e produzir dados da área a ser analisada com o intuito de auxiliar o profissional de meio ambiente e, também, facilitar em suas tomadas de decisões.

 

Por que eu, profissional de meio ambiente, preciso entender sobre drones?

Ao entender o funcionamento dos drones, o profissional de meio ambiente consegue poupar tempo de procurar outra maneira de fazer o mapeamento aéreo – que aliás são bem mais caras e normalmente inviáveis para os estudiosos da área. Com isso, o custo-benefício e a praticidade dos drones também se tornam fatores importantes na hora de analisar a necessidade de entender sobre.

Dessa forma, é imprescindível que esses profissionais se atualizem e façam cursos profissionalizantes na área dos UAVs. 

As vantagens de fazer um curso de Mapeamento Aéreo com Drone são variadas. É uma área que está crescendo exponencialmente ao redor do mundo, tem-se mostrado economicamente mais viável entre as outras opções, além dos materiais coletados terem diversas aplicações.

 

Os 5 motivos

Como um profissional de meio ambiente atualizado, é indispensável que se aprenda mais sobre geotecnologias. Inclusive, naturalmente, drones. Por isso listamos os 5 principais motivos para se capacitar na área.

  • 1. É uma maneira mais fácil de mapear

A partir do momento que você adquire um drone e segue as instruções que o acompanham, não há muita dificuldade em fazê-lo voar. Além disso, um curso ensina passo a passo, desde o básico até um nível mais alto. Também, sobre como operá-lo, como utilizá-lo de forma automática ou semiautomática, dependendo do objetivo. Dessa forma, o UAV se torna um instrumento fácil de ser manuseado e que irá simplificar o trabalho do profissional de meio ambiente. 

  • 2. Vantagem profissional e econômica

Buscando se capacitar na área, você se torna mais apto(a) profissionalmente, melhorando seu currículo e saindo com um diferencial para o mercado de trabalho. Isso ocorre porque é uma área nova, que vem se expandindo e se mostrando essencial.  Além disso, você economiza tempo e dinheiro, pois não é necessário ir em busca de um outro profissional para realizar essa tarefa.

  •  3. Qualidade das imagens

As imagens obtidas pelos drones são mais qualificadas do que aquelas obtidas por veículos aéreos. Isso acontece devido à altura que ele voa e pelas múltiplas imagens que são capturadas da superfície abaixo. É importante ressaltar que para que isso aconteça é necessária uma câmera de boa qualidade acoplada ao dispositivo. 

  • 4. Válidos para iniciantes e profissionais

O objetivo desses cursos é ensinar ao aluno o necessário para manusear as ferramentas do Mapeamento. Assim, todas as etapas são explicadas de forma detalhada: desde as configurações para pilotar um drone até quais programas usar no processamento dos dados obtidos. Há, também, indicações de quais UAVs podem ser usados, além de como mexer nos softwares mais importantes.

  • 5. Vantagens nas tomadas de decisões

Ter uma fotografia, ou modelo 3D de seu projeto, completo com mensuração e outros dados importantes, te dá vantagens incríveis no processo de tomada de decisões. Sendo assim, você consegue avaliar o que deve ser melhorado, planejar ações e criar projetos mais qualificados para o seu objetivo.

Download GRATUITO: E-book de Introdução a Mapeamento com Drones

 

Faça parte da Conexão Geo: Área de Membros de Geotecnologias do IBRACAM

A Área de Membros do IBRACAM foi criada para que o assinante tenha acesso a uma infinidade de conteúdos exclusivos, podcasts, lives sobre assuntos atuais do mercado ou para respostas de dúvidas entre os participantes, feedback personalizado de algum trabalho e uma rede de networking diária.  

Além de tudo isso, também estão incluídos dois cursos completos: Mapeamento Aéreo com Drones e Geoprocessamento com ArcGIS aplicado a estudos ambientais. Ao final de cada módulo haverá uma avaliação para fixação do conhecimento e tutoria dos ministrantes dos cursos, também moderadores da Área de Membros. 

Este lançamento do IBRACAM tem como propósito oferecer um grande volume de materiais que promovem interação e dinamicidade no aprendizado do profissional de meio ambiente.

Clique aqui para saber mais!

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit