Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

6 Filmes sobre Desastres Ambientais (e Meio Ambiente) para ver neste Fim de Semana

6 Filmes sobre Desastres Ambientais (e Meio Ambiente) para ver neste Fim de Semana

Depois de uma semana cansativa de trabalho e correria, nada melhor que acordar no sábado, relaxar, fazer uma pipoca, reunir a família e amigos e assistir aquele filmão, não é?

E corrijam-nos se estivermos errados, mas nada melhor para um profissional do meio ambiente que entreter-se com longas de grandes desastres naturais recheados de ação e, claro, grandes reviravoltas!

Pensando nisto, nós do IBRACAM discutimos entre a equipe e decidimos listar seis daquelas que, segundo nossa equipe de especialistas ambientais, são as melhores e mais grandiosas produções cinematográficas deste subgênero; que, geralmente não são exemplos de cinema sofisticado, mas garantem uma diversão e tanto! 

 

6. 2012 (2012)

Para iniciar, em sexto lugar, acordamos que deveria estar 2012, filme sobre o fim do mundo como anunciado no calendário maia. Estrelado pelo ator fichinha de blockbustersJohn Cusack, a câmera gira em torno de uma família norte-americana que tenta, em meio a uma profusão de desastres geológicos e outros eventos cataclísmicos, sobreviver para ver o dia de amanhã. No site especializado RottenTomatoes, a aprovação é de 40%, mas não desanimem! O público parece ter gostado bastante do filme, visto que este arrecadou quase 1 bilhão em dólares mundialmente.

 

 

5. Geostorm: Planeta em Fúria (2017)

Um exemplo um pouco mais recente de narrativa com desastre natural, Geostorm é protagonizado pelo galã escocês Gerard Butler, que encarna o papel de Jake Lawson, um designer de satélites da NASA que é encarregado de salvar o mundo de uma tempestade de proporções épicas causadas pelo mal-funcionamento dos dispositivos de controle climático. A aprovação da crítica especializada, para este, é bem baixa: 13%, mas temos certeza que quem curte técnicas de Geoprocessamento, além de shots incríveis da Terra vista do espaço, vai amar.

 

Saiba Mais Sobre Nosso Curso de Geoprocessamento Online

 

4. O Dia Depois de Amanhã (2004)

Baseado no livro de Art Bell e Whitley StrieberO Dia Depois de Amanhã acompanha a travessia de um pai desesperado (Dennis Quaid) por paisagens desoladas pelas inconstâncias climáticas em busca de seu filho (Jake Gyllenhaal), que encontra-se preso numa Nova York que congela mais a cada segundo que passa. Além do drama familiar o filme foca, naturalmente, na catástrofe climática causada por uma fictícia ruptura na circulação do Oceano Atlântico do Norte, que acaba provocando uma segunda era do gelo e resfriando severamente grandes porções do planeta.

 

3. Impacto Profundo (1998)

Com Steven Spielberg na co-produção, Impacto Profundo é aquele tipo de filme cujo final não importa, realmente. Já sabemos, desde o início, que a Terra será destruída por um cometa, que causará ondas oceânicas gigantescas, dentre outros impactos ambientais imensuráveis que, consequentemente, levarão a humanidade à extinção. No entanto, é justamente a antecipação do evento, e toda a gama de personagens aos quais somos introduzidos em suas preparações para o inevitável, que fazem a experiência valer a pena. Prepare os lencinhos, e não diga que não avisamos!

 

2.  O Impossivel (2012)

Talvez o primeiro verdadeiro queridinho dos famigerados críticos nesta lista, O Impossível, protagonizado pelos incríveis Ewan McGregor e Naomi Watts, joga uma família britânica no meio do tsunami de 2004 do oceano índico. A resposta do Rotten Tomatoes beirou 81% de sinais positivos, e Watts abocanhou ainda indicações ao Óscar e Globo de Ouro, respectivamente nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Atriz em um Filme de Drama.

 

1. A Onda (2015)

Por fim, favorito da equipe G4, o norueguês A Onda, para não ser confundido com seu irmão de título mais famoso de 2008, é também sobre uma catástrofe geológica que ocasiona uma onda gigantesca. Mas, desta vez, ao invés de um resort na Ásia como temos em O Impossível, somos presenteados com landscapes de cair o queixo de Geiranger, uma vila da Noruega que é destino comum entre turistas do país. Na trama, um pai (Kristoffer Joner) tentará salvar sua família de afundar junto à cidade, enquanto tenta, ao mesmo tempo, resolver as desavenças que têm com a mãe de seus filhos. A resposta dos espectadores foi tão positiva que este é, inclusive, o único filme da lista a gerar uma sequência! The Quake, traduzido livremente como O Terremoto, saiu este ano e acompanha a mesma família em outro incidente natural. Que azarados, hein?

E aí? Gostou das dicas? Já assistiu algum desses que colocamos aqui ou, melhor ainda, tem dicas de outros para conferirmos também? Conte para nós aqui nos comentários abaixo!

E, claro, lembrem-se, como perceberam os protagonistas destes filmes, que nada na natureza é permente, e sempre de serem os heróis de hoje e adotar - e disseminar - políticas de preservação ambiental. O mundo agradece, e nós também!

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit