Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

6 Principais Ameaças Ambientais em 2018

6 Principais Ameaças Ambientais em 2018

A modificações que estão ocorrendo no planeta desde o início do desenvolvimento industrial apresentam decorrentes consequências para a vida e para o modo como as coisas acontecem à nossa volta. As mudanças climáticas, aquecimento global e outros acontecimentos são resultados da ação humana na natureza e causa de outros problemas que estão sendo enfrentados ou serão em breve.

Por isso, uma lista com as 6 principais ameaças ambientais para 2018 foi feita pela ONU para alertar a população sobre a gravidade do assunto. Confira o que foi listado aqui:

 

Recifes de Coral

Ameaça aos Recifes de Corais

Os recifes de corais do mundo já estão com três quartos do seu total sob risco devido ameaças que englobam espécies invasivas, acidificação do oceano e poluição por protetores solares. Por causa desses resultados, 2018 foi escolhido o Ano Internacional dos Recifes de Coral e ações iniciadas em Fiji já começaram com o anúncio governamental sobre preservação ambiental e a ONU está preparando uma análise detalhada da situação dos recifes no Oceano Pacífico.

 

Poluição por Plástico

Poluição por plástico

A assembleia da ONU no último ano apresentou um grande foco para esse assunto visando o sentido de combater a poluição por plástico. A forma de conseguir isso é por meio de eliminação de sacolas descartáveis, banir microbeads (micropartículas de plásticos) nos cosméticos e promover a adoção de alternativas sustentáveis.

 

Mundo dos esportes voltado à sustentabilidade

Surf Sustentável

O ano de 2018 tem como grandes atrações acontecimentos esportivos. Entre eles se destacam as Olimpíadas de Inverno na Coreia do Sul, Jogos Olímpicos de Verão da Juventude em Buenos Aires e a Copa do Mundo da Rússia. Com base nisso, os anúncios sobre compromissos com a sustentabilidade de importantes organizações esportivas terão grande destaque e com um potencial grande de impacto social.

 

Meio Ambiente e Migração

 

No fim do ano passado, a comunidade internacional se reuniu em Marrocos para fechar um pacto sobre migrantes e refugiados. Nesse acordo foi entendido como as mudanças climáticas e degradação ambiental são impulsionadoras da migração, exemplificados com desastres ambientais.

 

Cidades e Mudanças Climáticas

Cidades e Mudanças Climáticas

Uma das ideias mais impulsionadas atualmente é a que diz respeito de cidades que devem se desenvolver com liderança na redução de emissão de gases do efeito estufa e com ações inovadoras para se adaptarem às mudanças climáticas. Esse assunto será temas de reuniões importantes como a Conferência de Cidades Resilientes, na Alemanha, e a Cúpula de Ação Global para o Clima em São Francisco, EUA.

 

Felinos em Extinção

Segundo a ONUbr, 95% da população de tigres foi extinta no último século, 40% dos leões da África desapareceram nos últimos 20 anos, juntamente com leopardos da neve, onças e espécies similares que também correm perigo. Dessa forma, ações estão sendo tomadas para reverter essa situação.

Desse modo, é muito importante ficar atento às mudanças que precisam ser realizadas diariamente no âmbito pessoal e em grande escala, como em cidades e grandes empresas influenciadoras, para que as novas mudanças no mundo possuam efeito positivo para a vida no planeta.

 

Veja também:

5 maneiras de reduzir a poluição ambiental

Quais políticas públicas podem melhorar a preservação do meio ambiente?

Principais Leis Ambientais do Brasil

 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit