Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Alunos de 1º ano criam 'plástico' que se degrada em 15 dias

Alunos de 1º ano criam 'plástico' que se degrada em 15 dias

Chamado 'Embalagens Sustentáveis de Banana Verde', um projeto desenvolvido por cinco alunos de 1º ano encontrou um novo uso para bananas descartadas.

Fruta abundante na região do Sul da Bahia, em especial em Arataca, onde localiza-se a escola Floresta e Chocolate Milton Saltos, a banana foi utilizada pelos jovens num experimento científico que visava apresentar alternativas sustentáveis, e ecologicamente corretas, para o plástico.

O papel da banana

Para que o projeto desse certo, a banana (prata) precisa estar ainda verde, e, após ser cozinhada e triturada, colocada para secar ao sol. O resultado é uma película biodegradável que pode ser moldada em diversos tipos de embalagens e recipientes:

'A ideia de produzir embalagens de banana verde surgiu em uma aula de biologia onde estávamos discutindo sobre administrar os impactos ambientais, então tivemos a ideia de produzir da biomassa da banana algumas embalagens', um dos alunos do curso mencionou.

Desenvolvido em sala de aula, sob orientação do professor Robson Almeida, o experimento alcançou um resultado muito satisfatório, caapz de reproduzir embalagens biodegradáveis para inúmeros fins.

A película pode ser até mesmo ornamentada com o objetivo de gerar potes para produtos locais, copos, cascas para sorvete e até mesmo canudos comestíveis!

Produto semelhante ao plástico

A biomassa da banana desidratada é semelhante fisicamente ao plástico, apesar de ter grandes e positivas diferenças.

Uma das principais é o tempo que o material demora para se decompor na natureza: de 15 a 20 dias, enquanto derivados do plástico demoram dezenas de anos, prejudicando inúmeros ecossistemas e formas de vida neste meio-tempo.

O professor Robson crê que o projeto é de extrema importância para a região, uma vez que foi elaborado utilizando matéria prima cultivada localmente.

Para ele, o projeto tem o propósito de sanar os problemas socioambientais de vez:

Para fazer isto, 'agregar valor à banana virgem produzida na região e reduzir o uso e descarte do plástico convencional produzido a partir do petróleo' é fundamental, explica Robson.

Sucesso

O projeto dos alunos do CEEP Milton Santos foi reconhecido regionalmente através do prêmio nacional Respostas Para o Amanhã.

Com o sucesso da pesquisa e prêmio ganhado, o orientador e seus alunos esperam que o projeto influencie a fomentação de estudos acerca do tema e estimule o consumo consciente.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit