Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Área Ambiental: Cursos para se destacar no mercado de trabalho

Área Ambiental: Cursos para se destacar no mercado de trabalho

A preocupação de muitos estudantes após a gruaduação é a busca por uma vaga no mercado de trabalho. Seja durante a faculdade ou mesmo dentro da área profissional, você provavelmente já ouviu falar sobre a importância de se tornar multidiciplinar. Profissionais especializados em diversas áreas e capazes de desempanhar varias funções é, com certeza, uma das maiores demandas do mercado atualmente. E na área ambiental isso não é diferente. O meio ambiente é um campo que se modifica o tempo todo e a recorrente preocupação com questões ambientais e o desenolvimento de atividades mais sustentaveis abre portas para maiores oportunidades de emprego. Um profissional que atende as necessidades das empresas em diversas áreas tem muito mais chances para se destacar. Mas, para isso, é importante investir cada vez mais em conhecimento e oportunidades de especialização.

Uma boa opção para isso são cursos livres que vão agregar ainda mais ao curriculo. Pensando nisso, separamos algumas opções de cursos que são fundamentais para o conhecmento de um profissional do meio ambiente. 

1- Gestão Ambiental 

Um profissional de Gestão Ambiental está apto para administrar e avaliar atividades relacionadas ao meio ambiente. Ele tem a responsabilidade de planejar, desenvolver e gerenciar ações de proteção e controle ambiental. Uma pessoa capacitada nessa áreas possui conhecimentos de técnicas de coleta, análise, tratamento e gerenciamento de recursos e resíduos e de legislação e normas ambientais. A gestão ambiental bem aplicada é capaz de previnir diversas catástrofes, agindo na elaboração de técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades. Muito importante para o controle e no planejamento de trabalho em muitas empresas, podendo reduzir os custos e o desperdício de materias-prima como energia e água. 

2- Google Earth 

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada, tanto para realização de atividades ambientais quanto em outras áreas disponíveis no mercado. Uma das ferramentas tecnológicas que tem desempenhado um papel fundamental no campo ambiental é o Google Earth. Responsável  por apresentar um modelo tridimensional da terra, o programa permite que usuários viagem e explorem paises e territórios por meio da tela do computador. Isso facilita um trabalho que antes demandava muito tempo e dinheiro e que agora pode ser realizado de forma mais prática e com execelentes resultados. Dentre as atuações do Google Earth estão: A  visualização detalhada de mapas, permitindo a utilização de informações geográficas e a importanção de imagens; fotos em alta resolução de qualquer local de interesse; mapeamento áereo; preservação de recursos hídricos e delimitação de bacias hidrográficas. Além dessas, uma função recente e de grande valor para preservação ambiental é o uso do Google Earth na descoberta e no controle de novas espécies da fauna e da flora. 

 

3- Licenciamento Ambiental

Um dos instrumentos da Gestão Ambiental, o licenciamento que tem como objetivo avaliar os impactos ambientais, como: potencial ou capacidade de gerar líquidos poluentes (despejos e efluentes), resíduos sólidos, emissões atmosféricas, ruídos e riscos de explosões e incêndios. Portanto, é importante lembrar que licenças ambientais estabelecem as condições para que a atividade ou o empreendimento cause o menor impacto possível ao meio ambiente. Conhecer e dominar a área de licenciamento ambiental, com certeza, vai te proporcionar uma boa vantagem na hora de se candidatar em uma vaga, pois, com as últimas mudanças no processo de licenciamento, muitas dúvidas tanto acerca de quais profissionais são habilitados para atuar em cada etapa de um processo de licenciamento, como quais atividades ou obra/empreendimento necessitam de autorização do Poder Público para que sejam implantadas e funcionem regularmente, e, ainda, como proceder para não perder, ou então renovar, uma licença ambiental já obtida.

4- Outorga de Recursos Hídircos 

Proteger e garantir o acesso a água é fundamental para a existência no planeta. Desse modo, a Outorga  é um documento insituido pela Politica Nacional dos Recursos HídircosLei Federal nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997, que permite que pessoas ou empresas posam fazer uso de recursos hídricos. Seu objetivo e controlar o uso da água é assegurar a sua diponibilidade e a qualidade para todos.

A outorga é um instrumento necessário para a realização de diversas atividades, como construção de poços e barragens, usos industriais, extração de águas subterrâneas, canalizações de rios, criação de hidroelétricas, produções agrícolas, lavouras, criação de gado entre outras. Conhecer e se especializar em processos de outorga pode ser um diferencial em diversas cacarreiras ambientais. Profissionais como Engenheiros Ambientais e Sanitários, Geológos, Engenheiros Agrícolas e Consultores Ambientais são alguns dos que podem realizar atividades ligadas ao uso dos recursos hídricos e, por isso, o conhecimento em outorga é essencial. 

5- Geoprocessamento

O Geoprocessamento é uma área que ultiliza técnicas matemáticas e computacionais para conseguir informações geográficas que influenciam o trabalho da Cartografia, além da Análise de Recursos Naturais, das Comunicações, de Transportes, dos Planejamentos Urbanos e Rurais e de Energia. 

Ele desempanha função de solucionar diversos problemas na área ambiental, dentre as atividades que ultilizam o geoprocessamnto estão:  Mapeamento Temático, Diagnóstico Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Ordenamento Territorial e os Prognósticos Ambientais.

6-  Mapeamento Aéreo com Drones 

Cada vez mais populares, os drones têm ganhado espaço não apenas para atividades de recreação, mas, também, desepenhando funções importantes para realização de tarefas. O Mapeamento Aéreo é uma das áreas que consiste em usar essa ferramenta tecnológica para extrair imagens e produzir dados da área a ser analisada com o intuito de auxiliar o profissional de meio ambiente e, também, facilitar em suas tomadas de decisões.

Dentre suas funções podemos citar o monitoramento de espécies em extinção, de áreas degradadas, de APPs (Áreas de Proteção Permanente), Reservas Legais, de vazamento de produtos líquidos nos rios, dentre outras.

Invista em mais conhecimento

Aprender nunca é demais. Investir em novas áreas de atuação é uma forma de se tornar um profissional bem capacitado e preparado para o mercado de trabalho. Comece agora uma nova especialização e garanta mais oportunidades na sua carreira profissional. 

Confira os nossos cursos online 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit