Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Artista mostra políticos discutindo a 'veracidade' das Mudanças Climáticas

Artista mostra políticos discutindo a 'veracidade' das Mudanças Climáticas

Que líderes globais não tratam as questões ambientais com seriedade, já sabemos.

No entanto, recentes pronunciamentos dos Presidentes norte-americanos e brasileiros (Trump e Bolsonaro, respectivamente), bem como outros que não acreditam nos relatórios e estudos extensos acerca do agravante estado do planeta, vem preocupando cientistas e ativistas cada vez mais.

A ONU já emitiu uma nota alertando a população global sobre os riscos desta despreocupação com o que é tratado como a maior crise do século XXI, mas acordos como o de Montreal e o de Paris continuam não atingindo totalmente suas metas pré-estabelecidas.

Pensando nisto, Isaac Cordal, um artista espanhol especializado em esculturas e fotografias no meio urbano, decidiu fazer uma crítica ferrenha ao cenário.

Em um de seus mais emblemáticos trabalhos como artista plástico, Cordal mostra qual é a verdadeira situação dos políticos que questionam a veracidade dos fatos:

Intitulado Políticos Discutem o Aquecimento Global, a obra foi inaugurada em Berlim em 2011 e, desde então, vem sendo cada vez mais conhecida por sua relevância no presente cenário de discussões acerca do tema.

Outra escultura semelhante de Cordal, chamada ironicamente de Siga os Líderes, mostra manequins sendo facilmente influenciados por uma figura superior a afogar-se junto a ele:

'Estas obras refletem nosso declínio', explica Cordal. 'Nós vivemos imersos no colapso de um sistema que precisa mudar.'

Para Cordal, cujas produções variam de 15 a 25 centímetros de altura e estão espalhadas ao redor de ruas e diversos espaços públicos pela Europa, isto traz à tona a inércia que nos leva a acreditar que mesmo ações mínimas, como higienizar nossos cabelos com shampoos feitos de microplásticos, não influenciarão a degradação ambiental.

O espanhol, que atualmente reside em Bruxelas, defende que mesmo as mínimas mudanças que fazemos em nosso cotidiano são capazes de manipular, positivamente, tais questões.

Genial, não é?

 

Leia também:

 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit