Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Canudos reutilizáveis de Bambu são solução Carioca para a Crise do Plástico

Canudos reutilizáveis de Bambu são solução Carioca para a Crise do Plástico

Depois que o estado do Rio de Janeiro proibiu o uso e venda de produtos plásticos  em bares e restaurantes tanto da capital, como cidades adjacentes, os empreendedores Aline Ramos e Daniel Drummond, naturais de Niterói, passaram a confecionar, artesanalmente, canudos de bambu como alternativa aos de plástico.

A crise plástica vem preocupando cada vez mais ativistas ambientais ao redor do Brasil e do mundo, com números alarmantes indicando que, se medidas drásticas não forem tomadas, perderemos grande parte de nossa biodiversidade.

Tendo sido lançados na última semana de novembro, os canudos de bambu, que prometem revolucionar o mercado, esgotaram-se em menos de um mês após pedidos de inúmeros estados brasileiros serem registrados.

Hoje, uma segunda leva de outros mil canudos artesanais já está disponível.

 

Os Benefícios do Bambu

Ao contrário do canudo plástico, capaz de liberar BPA (bisfenol), toxina extremamente nociva ao meio ambiente, o bambu é sustentável e possui em suas fibras resistência natural contra bactérias.

Como Aline afirma, ele tem "bactericida natural" e, durante o processo de produção artesanal, é tratado de modo a não eliminar este sistema de defesa natural:

"Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o canudo de bambu é uma opção super higiênica", comenta a empresária.

Além de higiênico, o bambu tem composição antimicrobiana, ou seja: as plantas não carregam fertilizantes ou pesticidas, que geralmente necessitam ser aplicadas em outras espécies para estimular o crescimento.

 

Solução Verde

Ecologicamente correto, leve, durável e, mais importantemente ainda, reutilizável, o produto contribui para a geração de menos lixo no planeta:

"Escolhemos trabalhar com o bambu porque ele se degrada em menos tempo no meio ambiente, ao contrário do inox, por exemplo, que muitos vêm utilizando para também fazer canudos, mas que demora muito mais tempo para se decompor", Aline continua.

Adicionalmente, o bambu é versátil no uso, tendo sido preferido em diversas outras áreas, como arquitetura, confecção de móveis e até mesmo na indústria de produção de instrumentos musicais.

Para Aline, "quem tem criança e gosta de tomar água de coco na beira da praia" vai amar esta opção sustentável.

 

Onde posso adquirir o meu?

Os canudos são vendidos pelo portal É Coisa Boa, de domínio dos próprios empresários, que são altamente atentos às questões ambientais.

Além do canudo, também são vendidas escovinhas para limpeza do produto e saquinho de algodão para armazenagem.

Hoje, já foram contratadas mais pessoas para dar conta da demanda, que vem crescendo exponencialmente, e, para o futuro, Aline e Daniel pretendem vender canudos personalizados (com gravações a laser).

A maioria dos compradores são físicos, mas há demandas de atacado e empresas que pedem em grande quantidade para personalizar com seus próprios nomes.

Outro objetivo dos cariocas é preencher a lacuna do plástico em hotéis e eventos, como formaturas e casamentos.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit