Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Caronas evitam emissão de 1.6 milhão de tons de CO2 por ano

Caronas evitam emissão de 1.6 milhão de tons de CO2 por ano

A BlaBlaCar, aplicativo de carona bastante utilizado no Brasil e no exterior, anunciou na última segunda (01) o lançamento de um relatório sobre o impacto ambiental da carona solidária.

Chamado Zero Empty Seats, ele foi conduzido pelo instituto de pesquisa francês Le BIPE, e é o primeiro de seu tipo a compilar dados concretos de uso da comunidade de 70 milhões de usuários da BlaBlaCar.

O Le BIPE analisou dados de uso da plataforma durante 12 meses, pesquisando 6.884 membros dela distribuídos por 8 países. E, segundo a análise, 1.6 milhão de toneladas de CO2 (gás carbono) deixou de parar na atmosfera com o auxílio do transporte compartilhado.

Confira, abaixo, as principais conclusões do estudo:

  • Economia total de CO2: 1.6 milhão de toneladas de CO2 economizado pela carona solidária em 2018 – igual ao CO2 absorvido em um ano por uma floresta do tamanho de 730 mil campos de futebol;
  • 3,9 pessoas por carro: a taxa média de ocupação de carros na BlaBlaCar (vs 1,9 pessoas por carro sem a BlaBlaCar);
  • Com apenas 1,6% a mais de carros na estrada, a carona permite o transporte de duas vezes o número de passageiros em carros (+ 210%), com 26% menos emissões de CO2.

Foi observada, também, uma mudança de comportamento dos usuários.

28% dos passageiros da BlaBlaCar que não têm carta de motorista estão adiando suas aulas graças ao compartilhamento, reduzindo as chances de adquirirem veículos próprios futuramente.

Adicionalmente, 22% dos motoristas reduzem a velocidade quando estão com caroneiros em seus veículos, o que aumenta a segurança nas rodovias, a economia e reduz os níveis de CO2 gerados:

“Os fatos são simples – para proteger o futuro do nosso meio ambiente, devemos trabalhar juntos para agir hoje. Esses resultados mostram como a mobilidade compartilhada pode reduzir significativamente a emissão de carbono no transporte, sem limitar as aspirações de viagem ou o acesso à mobilidade", afirma Nicolas Brusson, CEO e co-fundador da BlaBlaCar.

Ainda segundo Brusson, a companhia sempre lutou para reduzir o número de assuntos vazios na estrada, e, para ele, a implantação contínua de ônibus de longa distância na plataforma, que é uma novidade que está por vir, irá reforçar ainda mais seus esforços em sustentabilidade.

E você? Já usou (ou usa) BlaBlaCar?

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit