Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Cientistas Desenvolvem Material Capaz de Reduzir Emissão de Gás Carbono na Atmosfera

Cientistas Desenvolvem Material Capaz de Reduzir Emissão de Gás Carbono na Atmosfera

Engenheiros do MIT (Massachussetts Institute of Technology), prestigiado instituto tecnológico dos Estados Unidos, deram um novo grande passo no que diz respeito à preservação do meio ambiente.

O novo material criado não só tem a capacidade de autoregenerar-se, como também reduz a emissão do famigerado gás carbono (CO2) na atmosfera terrestre. A substância gerada, para crescer, usa sua combinação de polímero com cloroplastos (células que encarregam-se da fotossíntese das plantas) para 'sugar' carbono do ar quando exposta à luz.

Caso alguém quebre, oui arranhe, um pedaço já solidificado da solução, as novas extremidades criadas com a secção expandiriam e preencheriam quaisquer lacunas formadas sem a necessidade de calor ou raios ultravioleta, como acontece com qualquer produto auto-regenerativo.

Pesquisadores do instituto já haviam isolado cloroplastos antes disso, mas estes componentes orgânicos tendem a parar de funcionar apenas algumas horas após remoção da planta. Com a nova combinação, foi possível expandir significantemente a expectativa de vida e funcionalidade.

Apesar da novidade, há ainda aperfeiçoamentos que podem ser feitos, para tornar o processo o menos biodegradante possível!

O objetivo, agora, é encontrar uma forma de substituir cloroplastos com catalisadores que possam atingir um efeito similar. As potenciais aplicações do método, no entanto, ainda não são claras. Você pode, talvez, usar o polímero como material de construção que molda a si mesmo quando em contato com emissões excessivas de CO2; não auxiliaria na questão da crescente densidade urbana, mas, por outro lado, para o planeta, qualquer ajuda seja válida.

 

Via: NewAtlas

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit