Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

5 vídeos imperdíveis para potencializar sua carreira como Profissional Ambiental

5 vídeos imperdíveis para potencializar sua carreira como Profissional Ambiental

Sabemos que o mercado de meio ambiente nos apresenta inúmeros desafios.

Especialmente no Brasil, um país de dimensões continentais com riquezas naturais e biomas diversos, existem hoje diversas áreas em que um profissional recém-formado em algum curso relacionado à área ambiental pode atuar. Neste blog, falamos bastante sobre a Outorga do Uso de Recursos Hídricos, uma ferramenta da lei que nos permite usufruir do bem natural que é a água.

Temos discutido em detalhe também a importância dos drones em estudos e projetos ambientais, que, aliados ao Geoprocessamento e outras técnicas de dimensionamento geográfico, têm aberto muitas portas para profissionais capacitados na área. Além de, é claro, a inteligência emocional, que aliada às nossas competências técnicas e bagagens universitárias, nos conduzem ao autoconhecimento e gerenciamento das nossas emoções e ações, refletindo diretamente em nossa postura profissional e consequentemente, nos permitem destacar neste meio extremamente competitivo.

 

Por que devo me preocupar com a inteligência emocional?

Nós do IBRACAM nos preocupamos com a formação dos futuros profissionais de meio ambiente no Brasil, pois entendemos que, para termos um desenvolvimento econômico sustentável, precisamos impactar de forma positiva a educação e fomentar o empreendimento e a proatividade na área ambiental.

Se você nos segue em nosso canal do YouTube, já percebeu que temos comentado bastante a respeito de inteligência emocional no mercado de trabalho, atrelada às nossas atividades cotidianas como profissionais ambientais. Ter domínio de nossas próprias emoções está diretamente relacionado às nossas reações perante desafios corriqueiros, o que influencia, diretamente, nossa performance em quaisquer projetos e equipes que venhamos a liderar.

E, para um profissional de meio ambiente que lida diariamente com grandes projetos que, muitas vezes, impactam a vida em sociedade e podem definir até mesmo o nosso futuro, unir ambas as competências, técnica e emocional, é imprescindível! Por isto, resolvemos reunir 5 vídeos do nosso canal no YouTube que tratam desta dualidade e irão ajudar você a melhor manejar, e potencializar sua carreira na área.

Confira:

 

5 vídeos que vão potencializar sua carreira a partir de HOJE

 

1 - O que é meio ambiente?

Esta pode parecer uma pergunta abstrata, ou até mesmo boba demais para nossos leitores, mas será que todos nós sabemos mesmo definir o que é meio ambiente? Querendo ou não, não há como escapar deste conceito. Como é possível ver no vídeo, ele está incluso até mesmo em nossa Constituição Federal e é uma resposta básica que qualquer um de nós deve ter na ponta da língua!

 

2 - Por onde começar?

Lembra que mencionamos, lá no início do post, que apesar de competitivo o mercado de meio ambiente no Brasil tem diversas vertentes nas quais alguém pode se especializar? Seja como biólogogestor ambientalconsultor ambiental, ou acadêmico, há sempre formas de se reinventar nesse, mas é importante saber, é claro, qual o seu nicho e em quê se especializar.

 

3 - A falta de proatividade cega

Neste vídeo, nosso ministrante Adelmo Júnior problematiza o estereótipo de que, para se tornar um profissional bem sucedido, é preciso trabalhar em grandes centros urbanos ou associar-se a empresas renomadas. Ele ainda cita o exemplo de um aluno que acreditava que, por morar e atuar no interior de Minas Gerais, jamais encontraria boas oportunidades de emprego como consultor ambiental, o que é um erro comum que muitos cometem e, portanto, deixam passar oportunidades incríveis! No entanto, como o próprio Adelmo rebate em seguida, às vezes a nossa própria falta de proatividade nos impede de enxergar aquilo que pode estar logo à nossa frente...

 

4 - Inteligência emocional

Um dos pontos que sempre reforçamos é que, além de ter o conhecimento científico e técnico prévio, profissionais de meio ambiente precisam ter inteligência emocional para melhor desempenhar suas tarefas no dia-a-dia. Acessando esta outra postagem, você saberá exatamente como iniciar esta jornada de auto-conhecimento com maiores detalhes, mas não paramos por aí... Em um dos vídeos mais visualizados em nosso canal, as coaches Fabiana Lara e Meiry Elias discutem os benefícios e resultados imediatos que podemos ter ao investirmos na aprimoração de nossas competências emocionais:

 

 

5 - Organização

A quinta e última dica do dia está relacionada diretamente à organização do ambiente de trabalho. Afinal, não há como progredir profissionalmente, ou ter um dia muito produtivo na sua empresa ou home office, se você não operacionaliza e define muito bem seus processos. O melhor de tudo é: neste vídeo, você pode conferir de perto a rotina REAL de um profissional bem-sucedido da área e, quem sabe, até aplicar algumas das dicas que ele oferece à sua própria realidade! Incrível, não?

 

Existe uma fórmula certa para o sucesso?

Gostamos de frisar, no entanto, que nenhum profissional de sucesso se faz do dia para a noite. Ter excelência na área ambiental leva tempo, estudo, dedicação.

Se você se interessou por algum dos títulos e resolveu assistir a um dos vídeos, viu que hoje, além da formação acadêmica, contratantes estão se interessando cada vez mais pelo comportamento dos seus candidatos, assim como o autocontrole, foco e bom relacionamento interpessoal.

Não há uma fórmula exata para ter uma carreira brilhante, muito menos em nosso campo de atuação, que é tão plural e multidisciplinar, mas existem dicas que todos podemos seguir para nos tornar profissionais mais realizados ao seguirmos nossos próprios caminhos.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit