Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
Como a Gestão Ambiental Pode Evitar Desastres Naturais

ÓNão é novidade para os brasileiros que pelo menos uma vez por ano os veículos de comunicação noticiam tragédias decorrentes de desastres ambientais ocorridos no país. Problemas com inundações, deslizamentos, falta de água e várias outras questões começaram a chamar atenção da população e de autoridades, por haver dificuldades em resolvê-los corretamente.

O Secretário de Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência e Tecnologia, Carlos Nobre, afirma que as três principais causas dessas catástrofes são o aumento de moradores em locais de risco, as mudanças no uso da terra e as mudanças climáticas. Desse modo, é evidente que esperar os problemas acontecerem para posteriormente procurar uma solução não garante uma melhoria significativa na vida daqueles moradores de lugares de risco.

Com isso, é válida a alternativa de ações que previnem a ocorrência dos desastres, mesmo que muitas vezes eles sejam extremos, pois a prevenção pode evitar ou amenizar consequências de efeitos graves. A Oficial de Ciências da UNESCO no Brasil, Maria Carolina Hazin, disse ser essencial a integração de sistemas de prevenção com gestão ambiental diante da situação atual para preservar a natureza e evitar danos no futuro.

Dessa maneira, o trabalho realizado por um gestor ambiental nos âmbitos empresariais, industriais e locais podem solucionar problemas enfrentados anualmente por cidades mal estruturadas e prevenir consequências desastrosas advindas de tragédias, como aquela em Mariana no ano de 2016.

 

Os problemas enfrentados em cada região

 

O país se depara com essas situações de forma diferente em cada região. Por isso, é preciso, em primeiro lugar, entender como isso acontece.

 

Regiões Norte

 

O desmatamento, industrialização, mudança climática e falta de estruturação de cidades são causas principais para a ocorrência de desastres na região, como deslizamentos e falta de água.

 

Região Nordeste

 

A irregularidade de ciclos hídricos na região causa uma enorme escassez de água na região, seja para a população ou para centros industriais. Além disso, quando ocorrem chuvas é de maneira desequilibrada e elas são muito fortes, o que causa enxurradas e desastres.

 

Regiões Sudeste e Centro-Oeste

 

As mudanças climáticas e problemas com má estruturação de localidades são as principais causas para as constantes chuvas e inundações. É necessário destacar a Região serrana do Rio de Janeiro por ser uma zona crítica que sofre catástrofes recorrentes.

 

Região Sul

 

Há formação de tornados com bastante frequência nas cidades do Sul, devido aos Sistemas de Baixa Pressão do Chaco. Os acontecimentos foram intensificados por causa de mudanças climáticas ocorridas.

 

5 tipos de desastres que são prevenidos com Gestão Ambiental

 

A Gestão Ambiental em cada caso deve trabalhar da melhor forma para evitar e prevenir o acontecimento desses problemas. Saiba agora 5 catástrofes que podem ser evitadas com uma boa gestão ambiental!

 

Derramamento de Óleo

 Derramamento de Óleo

Uma das principais formas de poluição em diversos países é o derramamento de óleo. Acidentes de petróleo já aconteceram mais de 50 vezes só no Brasil, com destaque para o ocorrido em 2011 na Bacia de Campos- RJ. Cerca de 588 mil litros de petróleo foram derramados no mar e uma mancha de 18 quilômetros de extensão foi formada. As investigações comprovaram que existiam falhas nos poços e que o acidente poderia ter sido evitado.

 

Rompimento de Barragens

 Rompimento de Barragens

O rompimento das barragens na cidade de Mariana- MG causou um dos maiores desastres ambientais da história do país. Cerca de 62 milhões de litros de rejeitos de minério de ferro foram despejados ao longo de 500 quilômetros da Bacia do Rio Doce e mataram 11 pessoas, além de deixar milhares desabrigados e causar um impacto imensurável à vida de animais e pessoas que dependem do rio para sobrevivência. Esse tipo de acidente pode ser prevenido com um trabalho de um gestor ao fazer análises sobre o solo, vegetação e formação do terreno para prever possíveis fenômenos naturais e melhor forma de construção de reservatórios em cada local.

 

Acidentes Radioativos

 Acidentes Radioativos

O acidente radioativo ocorrido em Goiânia-GO matou pelo menos 11 pessoas e contaminou mais de 600 pessoas devido ao descarte errado de um material com índice de radioatividade. Quando uma boa gestão trabalha com situações radioativas é sua obrigação se responsabilizar com o armazenamento e descarte do material, para que tudo seja feito de forma correta. Apesar de usinas nucleares serem totalmente seguras, o descarte de materiais ainda é um problema e estima-se que existam mais de 90 mil toneladas de lixo radioativo no fundo do mar, tornando ainda mais importante o trabalho do gestor.

 

Desmatamento

 Desmatamento

O desmatamento é uma das atividades mais desenvolvidas no país. No Pará, por exemplo, a devastação da floresta Amazônica chega a 2,898km², o que equivale a quase 406 mil campos de futebol como o Maracanã. O trabalho de um gestor nessa área é criar políticas de preservação, controle e alternativas ao problema, além de monitorar a utilização de recursos naturais em empresas para que elas fiquem de acordo com a legislação brasileira.

 

Vazamento de Agrotóxicos

Vazamento de Agrotóxicos

Esses materiais podem ser muito tóxicos quando ocorre um vazamento e isso pode ser evitado por um gestor ambiental. Ele fará isso pesquisando adequadamente os produtos que serão comprados para a utilização, como será feito seu transporte e aplicação, dentre outros fatores, de forma que o problema seja minimizado ou erradicado de maneira garantida.

Assim, fica claro a importância do trabalho de um gestor ambiental para a preservação do meio ambiente sem atingir o desenvolvimento social, tornando- o sustentável e adequado para que nada de grave continue acontecendo!

 

Veja também:

Para que serve o Licenciamento Ambiental?

O que é ter responsabilidade ambiental empresarial?

Principais Leis Ambientais do Brasil

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit