Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Como melhorar o seu perfil como Profissional de Meio Ambiente nas redes sociais

Como melhorar o seu perfil como Profissional de Meio Ambiente nas redes sociais

Além de serem vastos os canais de informação e, igualmente, proporcionarem comunicação facilitada e entretenimento, as chamadas redes sociais, ou social networks, que usamos no nosso dia-a-dia, são importantes aliadas na busca por empregos e construção de um perfil profissional.

A maioria das empresas e agências está, hoje, usando redes sociais para buscar pelos candidatos mais aptos a ocupar cargos, e isto significa que polir seus perfis pessoais e saber gerenciá-los com maestria deve ser parte vital de sua estratégia profissional.

Dentre as mais importantes e observadas, especialmente para nós, que somos profissionais do ramo ambiental, temos LinkedIn, Facebook, Instagram e até Twitter! Abaixo, saiba como você pode melhorar o seu perfil em cada uma destas redes para torná-lo mais atraente para outros profissionais e, também, possíveis empregadores:

 

LinkedIn

LinkedIn, talvez a mais valiosa das ferramentas e, curiosamente, aquela que uma minoria tem o costume de utilizar cotidianamente, é voltada especificamente para o meio empresarial e é onde recrutadores e candidatos podem interagir direta e livremente, num espaço que proporciona feed de notícias, chats de mensagens, compartilhamento de artigos e opiniões, dentre outros.

Um perfil no LinkedIn é bastante similar à escritura de um currículo; no entanto, os aspectos digitais da rede oferecem recursos mais dinâmicos!

Nele você pode, por exemplo, incluir recomendações feitas por supervisores anteriores, com o intuito de convencer outros empregadores e melhorar sua reputação profissional em seu círculo de amigos na plataforma e, ainda, adicionar outros perfis estratégicos para fortalecer seu meio.

LinkedIn não substitui, no entanto, seu CV, mas além de ser extremamente útil, é um complemento e tanto.

Se você almeja alcançar qualquer posição no mercado, saiba de antemão que é provável que, além de analisar as informações em seu currículo, recrutadores buscarão por seu nome nesta rede social; sua ausência nela pode, consequentemente, dar a impressão de que você é um profissional desatualizado.

 

Facebook

Em abril de 2016, o Facebook oficializou que tinha mais de 1.59 bilhão de usuários.

A rede social do magnata Mark Zuckerberg permite que as pessoas criem um perfil pessoal, adicionem amigos e troquem mensagens dentro da plataforma. Também é possível que você junte-se a grupos de discussão, organize eventos, gerencie seus negócios, realize vendas e compartilhe, no âmbito privado, fotos e vídeos.

Apesar de ter uma característica infinitamente mais informal que o LinkedIn, que, como vimos, é voltado para o meio organizacional, o Facebook tem sido cada vez mais usado para propósitos comerciais.

Diversas organizações já utilizam esta rede para manter ativa a comunicação entre staff, e também para estabelecer um elo com clientes e, mais importantemente ainda, potenciais clientes.

No entanto, como o Facebook é, simultaneamente, uma ferramenta despojada, é importante atentar-se às informações que você disponibiliza para o público em seu perfil profissional, e a quem pode acessar seus conteúdos.

Talvez a rede social mais arriscada a ser considerada numa busca por emprego, devido ao nível de informalidade permitido e incentivado, a gigante de Zuckerberg pode ser, por outro lado, uma grande aliada caso seus perfis profissionais e pessoais estejam alinhados.

Apesar disso, pessoas com capacidade argumentativa que, além de saberem posicionar-se, tratam divergências pessoais de maneira respeitosa, são muito bem estimados.

No entanto, caso a neutralidade em um meio público não seja o forte de um candidato, este deve estar ciente dos perfis desejados por seus possíveis empregadores, e balancear, também, quais empresas mais condizem com seus objetivos e credos. É possível, também, ocultar informações e postagens e selecionar especificamente quem pode vê-las, ou não.

 

Instagram

Tendo sofrido uma grande expansão nos últimos tempos, e tornando-se uma alternativa cada vez mais recorrente para compartilhamento de imagens e pessoalidades, o Instagram é o meio visual perfeito para estabelecer sua marca pessoal.

No entanto, assim como no Facebook, é importante regular periodicamente o tipo de conteúdo publicado em seu feed, já que, num perfil aberto, por exemplo, qualquer um pode ter acesso às suas fotos, inclusive potenciais recrutadores.

 

Twitter

Twitter também pode ser um grande cúmplice na construção de seu perfil profissional!

Plataforma famosa pelo compartilhamento instantâneo de ideias e mensagens num curto formato de texto, a rede favorece discussões abertas em tópicos e lista, em rankings, quais os assuntos mais comentados em diferentes regiões.

Desta forma, e através do uso das famosas hashtags, você pode participar de conversas que atendam aos seus objetivos, ou, até mesmo, encontrar colegas e fortalecer seu networking. Assim como Facebook Instagram, muitas empresas têm o costume de estreitar suas relações com o ambiente externo através do Twitter.

Esta pode ser uma grande oportunidade para você destacar-se! Dentre alguns exemplos de hashtag para profissionais em busca de um espaço no mercado, temos os populares:

  • #JobSearch ou #JobHunt (em português, #BuscaPorEmprego);
  • #NowHiring ou #Hiring (em português, #Contratando);
  • #Resume (do inglês, #Currículo);
  • #JobOpening (#AberturaDeVagas).

Redes sociais tem, verdadeiramente, mais utilidade para o que pensamos inicialmente, e basta destreza, e cuidado, para encontrar oportunidades de ouro dentro delas! Basta ser visto e, mais importante ainda, saber como você é visto.

 

Ficou perdido(a)?

Vai com calma! Você não precisa estar em todos os meios, fazendo-se presente a todo tempo!

Sabemos que há toda uma vida fora da telinha do celular que deve ser vivida, mas, além de utilizarmos tais canais para lazar, entretenimento e comunicação com nossos entes queridos, é importante, como profissionais, seja do meio ambiente ou não, que os utilizemos como truques a nosso favor!

Saiba gerenciar seu perfil profissional online, e você irá longe no Mercado Ambiental (e qualquer outro).

 

Leia mais sobre como aumentar sua Empregabilidade Ambiental em nosso E-Book gratuito!


Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit