Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Conheça 3 ferramentas do Google Earth Pro

Conheça 3 ferramentas do Google Earth Pro

O Google Earth Pro já demonstrou ser uma das ferramentas mais eficientes e práticas, tanto em âmbito profissional quanto para atividades de lazer. Com uma vasta gama de possiblidades, o aplicativo apresenta uma variedade de ferramentas que contribuem para realização de tarefas de trabalho, principalmente na área do meio ambiente, como já mostramos na matéria com as 5 funções do Google Earth para profissionais do meio ambiente , em nosso blog. Com o apoio dos recursos disponíveis no Google Earth, o profissional ambiental pode acessar informações e dados espaciais, que o auxiliam em várias possiblidades, como mapeamento temático, cálculos de áreas de drenagem, elaboração de mapas, cálculo de declividade, avaliação temporal, preservação ambiental, dentre outras. Para conhecer mais sobre este software de uso livre e suas vantagens, leia este artigo até o final. Serão necessários apenas 3 minutos. 

Desenvolvido pela empresa Google, o Google Earth apresenta um modelo tridimensional do globo terrestre construído a partir de um mosaico de imagens de satélite e que permite a geolocalização em qualquer parte do planeta.  O aplicativo está disponível em versões para web e dispositivos móveis, de forma gratuita. 

Conheça 3 ferramentas presentes no Google Earth Pro

Street View

Umas das funções disponibilizadas pelo Google Earth é o Street View, que oferece vistas panorâmicas por meio de imagens em 360 graus na horizontal e 270 graus na vertical, permitindo aos usuários a visualização de ruas ao nível do solo em cidades de diversas partes do mundo. Com esse dispositivo é possível observar as fotos em diferentes ângulos, com tamanhos e direções variadas.

Medir distancias e elevações

Uma das ferramentas que auxilia na criação de mapas e pode ser muito importante para o trabalho de geógrafos e engenheiros, é a régua. Ela permite traçar distancias entre dois pontos, calcular áreas e perímetros. É possível ainda, obter a distância ou área de uma forma geométrica no solo; a distância, por exemplo, entre uma construção e vários lugares e a altura e largura de construções e projetos em 3D.

Adicionar título e descrição ao mapa  

Esse é um recurso muito interessante para os profissionais, pois possibilita a adição de informações como título, descrição, legendas, escala e bussola em pontos específicos do mapa. Essa é uma maneira de especificar dados sobre a localização que deseja utilizar em seus projetos.  

 

Além dessas ferramentas citadas acima, o software permite visualizar, manipular, editar e criar dados espaciais de acordo com a necessidade de pessoas ou empresas, além de executar a medição de áreasrastreamento e realização de voos virtuais.

Por que aprender mais sobre o Google Earth

Mais do que uma ferramenta para conhecer o mundo, o Google Earth apresenta vantagens para capacitação profissional. Espacialmente, o aplicativo oferece recursos para tornar o trabalho mais simples, prático e econômico. Se precisa saber mais um pouco sobre as vantagens da plataforma, acesse o nosso post com 5 motivos para fazer um curso de Google Earth Pro.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit