Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Conheça a cidade que dá cerveja de graça a quem usa bicicleta ou transporte público

Conheça a cidade que dá cerveja de graça a quem usa bicicleta ou transporte público

E não é só cerveja!

Em Bologna, no norte da Itália, foi-se criado um sistema de recompensa para aqueles cidadãos que preocupam-se com o estado do meio ambiente e usam exclusivamente bicicleta ou transporte público no lugar de carros privados. A medida busca reduzir imediatamente a poluição provocada pela emissão de grases poluentes do efeito estufa, fator que vem agravando-se ao longo dos últimos anos e é o principal responsável pelas catástrofes ambientais do planeta.

E qual a melhor forma de gratificar estes heróis que oferecendo uma gelada?

Além da bebida alcóolica, ciclistas e usuários de ônibus ainda ganham sorvetes, ingressos de cinema e outros brindes, baseados na quantidade de vezes que pedalam, ou transportam-se de forma coletiva ao redor da cidade.

Tudo é monitorado através do aplicativo Bella Mossa, traduzido livremente do italiano como 'Bom Trabalho', e o responsável pela inovação é o urbanista nativo Marco Amadori:

'Pela primeira vez fomos capazes de envolver todos; todas as pessoas têm a possibilidade de trocar uma viagem de carro por uma de bicicleta ou ônibus e ser gratificados por isto', contou Amadori à BBC, responsável pela matéria.

Além de detectar fraudes, o sistema consegue rastrear a velocidade e duração da viagem e funciona não estimando distâncias percorridas, mas a frequência do viajante.

Em outras palavras, para ganhar sua cerveja ou gelatto de pistache, você precisa conseguir pontos pela quantidade de viagens feitas, e não pela quilometragem destas. Isto, segundo as mentes por trás do projeto, estimula os participantes a usarem o meio de transporte mais limpo o maior número de vezes possíveis. Com relação a limites, até quatro viagens podem ser registradas por vez pelo usuário.

O Bella Mossa é financiado com recursos da União Europeia e da prefeitura de Bologna, e funciona seis meses por ano, com resultados de sucesso declarados no ano passado.

 

Leia também:

 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit