Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Conheça a Horta Comunitária, em formato de folha, de Curitiba

Conheça a Horta Comunitária, em formato de folha, de Curitiba

Antes um espaço ocioso na Vila Pantanal, em Curitiba, um imenso terreno de 5,5 mil metros quadrados agora é lar da 25ª Horta Comunitária da cidade.

Resultado da parceria bem-sucedida entre a Prefeitura de Curitiba e a concessionária de trens Rumo, que abriu parte de seu território não-utilizado para o cultivo, a nova horta tem sido trabalhada por 30 agricultores urbanos da área e já conta com pés de alface, couve, rúcula, almeirão e escarola.

Inaugurada no dia 27 de setembro deste ano, ela visa uma maior segurança alimentar e um maior acesso de alimentação saudável à população carente, segundo Luiz Gusi, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento da Prefeitura.

A Prefeitura em si é uma das grandes colaboradoras do projeto, sendo responsável pela assistência técnica, apoio organizacional da comunidade e, de início, doação de mudas e insumos destinados ao espaço.

Futuramente, espera-se que mais de 70 produtores urbanos possam ser integrados ao time de cuidados da horta.

Apelidada de Horta do Pantanal, a plantação destaca-se dentre as outras da cidade por ter um curioso formato de folha, e está ganhando, ainda, um local de treinamento para capacitar futuros colaboradores.

A Brado Logística, que opera em Curitiba com o transporte ferroviário de cargas fechadas, já cedeu containers para que estes treinamentos ocorram, e a Rede Evangelizar também sensibilizou empresas da capital sulista, influenciando-as a fornecer material para a instalação de cercas de proteção ao redor do terreno.

Além de cercas, conseguiram ferramentas para preparação do solo e cultivo e também de materiais recicláveis, como pneus, atualmente aproveitados enquanto escanteio na horta.

Edson Carpejane Milani, Vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Pantanal, avalia que a horta mudará a vida de toda uma comunidade:

'A comunidade está toda muito animada e já estamos selecionando as próximas famílais que receberão canteiros para cultivo', diz, fazendo referência às próximas fases planejadas, inclusive com relação aos 70 novos produtores que serão selecionados.

Com relação ao programa, a Prefeitura é responsável pelas Hortas Comunitárias desde 1986.

Elas beneficiam, hoje, 902 famílias e cerca de 6,3 mil pessoas, dentre estas agricultores, familiares e pessoas que ganham ou adquirem seus alimentos das hortas.

Elas estão localizadas principalmente nos barriso Alto Boqueirão, Cajuru, Rebouças, Sítio Cercado, Tatuquara, Campo do Santa e Cidade Industrial

Curitiba, além de famosa por seu imponente Jardim Botânico, que atrai turistas nacionais e internacionais, está dentre as capitais brasileiras mais avantajadas nos rankings globais de IDH e bem-estar urbano.

Confira, neste link, todas as notícias oficiais relacionadas a meio ambiente a este centro urbano.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit