Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Conheça as principais bases do Mapeamento Aéreo com Drones

Conheça as principais bases do Mapeamento Aéreo com Drones

Como já vimos em outras publicações, os drones são dispositivos que estão cada vez mais presentes e desempenhando funções fundamentais. Eles já eram usados desde a década de 70, mas hoje essa geotecnologia ganhou um destaque ainda maior, sendo utilizado em desastres ambientais, áreas de segurança, pesquisas e na preservação do meio ambiente.

O aeromodelo já demonstrou ser muito útil em suas múltiplas funções e possibilidades, como o uso para áreas de mapeamento, monitoramento de áreas degradadas e intervenções em APPs e Reservas Legais, coleta de dados, controle na propagação de incêndios, vazamentos de produtos líquidos em rios e mares e muito mais. Desse modo, os drones se tornaram grandes aliados, especificamente, de vertentes da engenharia como a agrimensura, agronômica, a civil e a florestal, dentre outras. E um dos setores importantes ligados ao uso dos drones que vamos falar é o Mapeamento Aéreo. Vamos ver todas as informações sobre essa atividade e como ela se torna importante para um profissional do meio ambiente.

O que é o Mapeamento Aéreo com Drones?

O mapeamento aéreo com drones é uma técnica que utiliza imagens aéreas para obter dados, gerando resultados como, a produção de mapas e um modelo em 3D de um objeto do plano real ou cena deste. Muitos dos mapas que utilizamos como referência hoje, seja no Geoprocessamento ou qualquer outra vertente de estudo geográfica, utilizam fotogrametria e imagens capturadas por veículos aéreos.

O que é a fotogrametria?

A fotogrametria é a arte, ciência e tecnologia responsável por obter informações confiáveis sobre objetos físicos e o meio ambiente. É uma atividade que possibilita fazer medidas precisas de objetos em três dimensões (3D) e elevações físicas (como montanhas) em fotografias 2D. As aplicações incluem a medição de coordenadas, a quantificação de distâncias, alturas, áreas e volumes. Também, é necessária a preparação de mapas topográficos e a criação de modelos digitais elevados. A fotogrametria é dividida em aérea e terrestre.

A aérea consiste na captação de imagens a partir de um objeto em voo. Esse objeto pode ser aviões, helicópteros, drones, balões, dirigíveis etc.

No mapeamento com drones, garante a obtenção de diversos produtos como:

  • Nuvem de Pontos;
  • Modelo Digital de Elevação (MDE);
  • Modelo Tridimensional;
  • Curva de nível; 
  • Ortofotomosaico;
  • Relatórios de processamento.

Produtos gerados por aerofotogrametria também são utilizados em diversas outras áreas da tecnologia e conhecimento, como mapeamento urbano, controle de lavouras, monitoramento de desmatamento, entre outros.

 Já fotogrametria terrestre resulta na captura de imagens e dados através de uma câmera afixada em uma posição elevada no solo.

Apesar de suas utilidades distintas, ambos os tipos de fotogrametria podem gerar dados que auxiliam na efetivação e continuação de qualquer projeto, assim como no monitoramento de situações distintas.

Quais os principais componentes em um processo de mapeamento aéreo?

No mapeamento aéreo alguns componentes são fundamentais durante o processo, visando a obtenção de resultados em alta qualidade. Dentre eles estão:

  1. Um UAV, ou drone; 
  2. Um software de voo que permita ao piloto definir um caminho para o drone durante sua jornada; 
  3. Um controle de rádio que conecte os planos de voo do software ao robô, e garanta comunicação entre o piloto e seu dispositivo; 
  4. Câmera de alta qualidade.

Entenda como os drones podem facilitar o seu trabalho

Ao entender o funcionamento dos drones, o profissional de meio ambiente consegue poupar tempo na busca de recursos para fazer o mapeamento aéreo. O uso da tecnologia gera um excelente custo benefício e pode se tornar um diferencial no mercado de trabalho.

Ficou interessado?  Conheça nosso curso de Mapeamento Aéreo com Drones e saiba mais.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit