Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Conheça setores que utilizam drones na realização de tarefas

Conheça setores que utilizam drones na realização de tarefas

Hoje em dia se torna cada vez mais comum ouvir falar sobre os drones e as funções que eles vêm desempenhando em diversos setores profissionais. Em dados disponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, o número de drones de uso profissional cadastrados no sistema até janeiro de 2020 ultrapassou 28 mil. Não tem como negar a revolução que o veículo aéreo não tripulado tem feito e como tem se adaptado a cada atividade.

E para se manter atualizado e obter ainda mais vantagens no meio em que atua, os profissionais precisam estar atentos e procurar investir em tecnologias que possam ajudar na realização das tarefas. Por isso, separamos 6 áreas de trabalho em que os drones têm se destacado. 

1. Construção Civil 

Em áreas como a construção civil, os drones tem contribuído para facilitar o trabalho garantindo maior praticidade e economia. Eles tem função de realizar a inspeção e o monitoramento das obras, possibilitando o mapeamento do espaço, com acesso a diversos ângulos o que contribui para que o responsável possa acompanhar o andamento e o progresso da construção sem precisar se deslocar até o local. O uso da aeronave em locais de difícil acesso permite que o trabalho nas construções seja realizado de forma mais segura para os trabalhadores e reduzindo o índice de acidente de trabalho. Atuam no controle do solo, o que facilita uma gestão maior da operação e permite um levantamento de dados para os operadores, evitando que estes precisem fazer todo o trabalho de forma manual, economizando tempo e acelerando os resultados.  Outra vantagem dos aeromodelos nas construções é a redução de tempo e custo garantindo maior vantagem econômica, isso é devido sua capacidade de capturar imagens aéreas dispensando o uso de equipamentos mais complexos. A obtenção de imagens capturadas do alto também contribui no setor imobiliário oferecendo uma vista completa e panorâmica da imóvel.

2.  Mineração 

Para contribuir na realização de atividades de forma mais prática as mineradoras têm adotado o trabalho dos drones em medições de estoques. A tecnologia fornece maior precisão na coleta de dados e são realizadas em um tempo muito menor. Além disso, é possível rastrear equipamentos, mapear alvos de exploração e monitorar os trabalhos.

3. Preservação ambiental

Preservar o meio ambiente é uma tarefa de todos e é de extrema importância para manter a vida no planeta e garantir um futuro de qualidade para as próximas gerações. E para auxiliar nesse trabalho os drones são essenciais. Com a captura de imagens aéreas e a realização de vídeos eles conseguem fazer o monitoramento de florestas e matas podendo chegar em lugares inacessíveis, prevenir desastres ambientais e desmatamentos, avaliar as atividades ambientais, contribuir para calcular os danos e operar na reconstrução de áreas afetadas, transportar materiais  e recolher dados climáticos do ambiente de interesse.

Outro destaque dos drones são no monitoramento e no controle de espécies da fauna. Os veículos não tripulados acompanhados de uma câmera térmica possibilitam a localização de animais que estejam em movimento em qualquer área escura ou encoberta. Dessa maneira, é possivel identificar e contolar a população de uma espécie, proteger espécies em extinção, detectar a presença dos animais em ambientes terrestres, prevenir a caça ilegal e permitir a obtenção de informações técnicas e cientificas.

4. Agricultura 

As atividades no campo demandam muito trabalho e atenção, mas o uso de ferramentas tecnológicas tem auxiliado profissionais no mapeamento de áreas, podendo obter mapas, informações sobre relevos, levantamentos de dados, contagem de plantas, demarcações de plantio, sistemas de irrigação e no controle de criação de animais. Os proprietários das terras usam os drones para obter informações sobre curva de nível; levantamento de falhas no plantio; criação de mapa de cobertura vegetal; mapeamento da plantação; identificação de pragas que possam afetar a produção, além de outras especificações. 

5. Geoprocessamento

Geoprocessamento é  uma área a qual utiliza técnicas matemáticas e computacionais para conseguir informações geográficas e dados georreferenciados que influenciam o trabalho da Cartografia, além da Análise de Recursos Naturais, das Comunicações, de Transportes, dos Planejamentos Urbanos e Rurais e de Energia. O geoprocessamento oferece uma enorme utilidade para os trabalhos em cartográfica no Brasil e com a ajuda dos drones essas atividades se tornam ainda mais eficientes, pois, com os aeromodelos, a captação de informações é maior e em um prazo mais curto.  Eles também podem ser ultilizados em todas as etapas do geoprocessamento. No armazenamento de dados, visto que, os drones tem uma vasta capacidade de guardar informações; no tratamento das informações, os drones possuem otimas resoluções e geram resultados de qualidade e na análise, que permite identificar áreas com maior precisão em comparação às imagens de satélite, tornando sua análise mais precisa. 

6. Segurança

Os drones estão ficando cada vez mais atualizados, possuindo maiores especificações e podendo se tornar ainda mais eficientes no trabalho. E um setor que tem obtido vantagens com o uso dos veículos é o de segurança. Com os drones é possível ter o acesso completo de toda a área desejada com monitoramento em alta resolução e em tempo real. Além disso, eles podem realizar voos baixos e médios, conseguem alertar para a movimentação suspeita no local e contribuir para a captura de criminosos de maneira mais rápida e prática. Com isso, os drones já ajudaram muitos profissionais na proteção de diversos departamentos, como hospitais, condomínios, escolas, indústrias, entre outros. 

Não tem como negar que os drones podem oferecer muitas vantagens para o seu negócio, melhorando sua produtividade e facilitando a realização de atividades. Por isso, conhecer um pouco mais sobre as funções e atuações dos drones é fundamental.

Ficou interessado? No IBRACAM você fica sabendo muito mais sobre essa tecnologia que está crescendo no mercado de trabalho.

Conheça nosso curso de Mapeamento Aéreo com Drones 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit