Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Cristo Redentor, Atração de um dos Maiores Parques Naturais do País, Completa 87 Anos

Cristo Redentor, Atração de um dos Maiores Parques Naturais do País, Completa 87 Anos

O Parque Nacional da Tijuca é a unidade de conservação (UC) federal mais frequentada do país, e não é para menos.

Enfeitando sua landscape, está o famoso Cristo Redentor, que é símbolo do cristianismo no Brasil, movimento religioso que inspirou inúmeras crenças país afora, e agora é também retratado, no exterior, como ícone brasileiro.

Ele é, tecnicamente, uma estátua art déco que retrata Jesus Cristo, localizada no topo do morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar e com vista para boa parte da cidade do Rio de Janeiro.

 
Em 2007 foi eleito, em pesquisa mundial pela internet, como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Em 2012, a Unesco considerou o Cristo Redentor como parte da paisagem do Rio de Janeiro incluída na lista de Patrimônios da Humanidade.

O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot, entre 1922 e 1931. A inauguração deu-se no dia 12 de outubro de 1931.
 
E, claro, no último 12 de outubro ele completou impressionantes 87 anos!
 
Além do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, ter celebrado uma missão em ação de graças aos pés da estátua - evento que contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, e o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, dentre outros - discutiram-se novas medidas de preservação tanto do Cristo quanto do parque.
 
 

Com quase 4 mil hectares, divididos em quatro setores (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea e Covanca), o parque tem inúmeros atrativos como trilhas, cachoeiras, mirantes, espaços históricos e ainda museus.

Trabalhando para conscientizar a população acerca de sua herança histórica e da natureza que a envolve, o sr. Duarte, além de comparecer à celebração, determinou também um acordo entre o Instituto Mendes de Coservação da Biodiversidade (ICMBio), e a Mitra Arquiepiscopal, que é responsável pela administração do santuário e manutenção do platô onde repousa o Cristo.

As medidas são necessárias para preservação dos patrimônios culturais e naturais do país, em especial após o infeliz desabamento do Museu Nacional do Rio de Janeiro, ocorrido no último 2 de setembro.

 

Via Ministério do Meio Ambiente.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit