Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Descubra as vantagens do uso de drones para trabalhos de campo

Descubra as vantagens do uso de drones para trabalhos de campo

Também usado para fins recreativos, os drones são tecnologias que vêm crescendo mundialmente no mercado de trabalho. De acordo com os últimos dados diponibilizados pela Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, o número de drones de uso profissional cadastrados no sistema até janeiro deste ano ultrapassou 28 mil.  Os aeromodelos são muito utilizados, principalmente por empresas. Prova disso é outro levantamento feito pela Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas que aponta que em 2020 as vendas mundiais de drones para uso corporativo integrados às redes de Internet das Coisas (IoT) terão um aumento de 50% em relação a 2019.

Esse crescimento no uso dos drones é devido às suas funções que contribuem para a realização de diversas tarefas e que desempenham um papel fundamental em área de construções, segurança pública, topografias, mapeamento aéreo, agricultura, entre outros. 

Dentre os espaços de atuação dos drones, o seu uso em trabalhos de campo, principalmente na agropecuária, tem proporcionado aos agricultores e profissionais da área muitos benefícios . Realizar atividades de campo não é uma tarefa fácil, mas de ferramentas tecnológicas tem auxiliado profissionais no mapemanto de áreas, podendo obter mapas, informações sobre relevos, levantamentos de dados, contagem de plantas e muito mais. Tudo isso com precisão e excelentes resultados.  

Como é realizado o Mapemanto Aéreo com Drones? 

Apesar de drones terem funcionalidades múltiplas, o mapeamento consiste em usar essa ferramenta tecnológica para extrair imagens e produzir dados da área a ser analisada com o intuito de auxiliar o profissional de meio ambiente e, também, facilitar em suas tomadas de decisões.

Confira as principais vantagens do uso de drones para o trabalho do profissional em campo.

1-  Aumento da produtividade 

O uso das aeronaves remotamente pilotadas em atividades no campo pode reduzir grande parte do tempo e gerar um aumento de produtivade, principalmente em casos de lavouras. Com a facilidade na hora do mapemanto, os drones são capazes de capturar imagens e gerar materias altamente específicos e eficazes para o trabalho dos proprietários de plantações e profissionais ambientais. Ele apresenta alta capacidade para realização de  voos de maior proximidade do solo e, com isso, é possível acompanhar o desenvolvimento de lavouras, o crescimento de espécies e produzir resultados mais assertivos, permitindo agilidade  em processos de tomada de decisões e na resolução de possíveis problemas que podem surgir. Desse modo, todo o trabalho passa a ser realizado de forma mais prática e rápida. 

2- Imagens aéreas de alta qualidade

Essa é uma vantagem para os produtores, pois a captura de imagens aéreas facilita a visualização de toda a propriedade, podendo gerar informações importantes para a gestão do terreno. Além disso, as fotos permitem uma maior facilidade no controle do território, monitoramento do plantio, controle no uso de recursos naturais, inspeções e muito mais. 

3- Demarcações de plantio 

O uso de drone é ideal para demarcações de plantio, pois ele possui uma visão panorâmica da área proporcionando uma visualização mais ampla e específica do espaço. Assim, os produtores conseguem analisar quais são as melhores áreas para o plantio e demarcar os lugares, além de acompanhar e monitorar o crescimento da plantação.  

4-  Sistemas de Irrigação 

Sistemas de irrigação são fundamentais para garantir uma boa qualidade e produtividade de uma lavoura. Os drones possibilitam um controle e uma gestão mais eficiente e rápida nos processos de irrigação, pois eles são capazes sobrevoar todos os espaços de plantações e identificar, por meio de sensores hiperespectrais, multiespectrais ou térmicos, quais as áreas que possuem maior necessidade hídrica. Essa é uma forma mais agil de gerir os sistemas de irrigação, principalmente em áreas de grande extensão, dectar possíveis falhas e irregularidades.

Ja vimos que os drones vieram para ficar e que investir em dispositivos como estes é uma maneira de ter benefícios na realização de atividades. O conhecimento no uso de drones, além de contribuir para que você seja um profissional atualizado, se torna um diferencial em trabalhos no campo. Se você está buscando por mais conhecimento e especialização, acesse nosso curso de Mapeamento Aéreo com Drones e seja ainda mais capacitado. 

Leia mais:

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit