Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Os drones com câmeras térmicas no controle da fauna e da flora

Os drones com câmeras térmicas no controle da fauna e da flora

A busca por meios e tecnologias que auxiliem na preservação do meio ambiente é cada vez mais comum e atual. Um dos dispositivos que tem atuado nessa tarefa são os drones, que aliados a câmeras termográficas tem contribuído para o trabalho de muitos profissionais ambientais. Mas vamos entender melhor sobre essas tecnologias e como elas funcionam.

O que são câmeras térmicas?

As câmeras termográficas ou câmeras térmicas são dispositivos que, por meio de raios infravermelhos, são capazes de captar a radiação de calor emitida pelo corpo podendo gerar imagens luminosas e tornando-as visíveis ao olho humano. Isso pode auxiliar em processos onde não se pode exergar pessoas, animais ou objetos devido a falta de uma luz visível no ambiente em que se encontram. 

As câmeras térmicas possuem um dispositivo chamado microbolômetro, responsável por absorver a energia térmica. Quando essa energia é processada  o dispositivo muda a resistência obtida do material captado. Essa resistência é medida e atribuída a um valor de temperatura e a cada temperatura é atribuída uma cor formando, assim, um termograma.

 

Como as câmeras termais podem auxiliar nas atividades dos drones? 

O avanço tecnológico dos últimos tempos tem permitido a resolução de diversos problemas e situações que antes pareciam bem mais complicadas. Uma ferramenta que mostra a tecnologia como grande aliada em várias áreas são os drones. As pequenas aeronaves remotamente pilotadas mostraram que vieram pra ficar e para facilitar a vida de diversos profissionais.

Com maior facilidade de locomoção e podendo chegar a áreas de difícil acesso, os drones podem ser utilizados para mapear e registrar qualquer ambiente de forma mais prática. Um dos campos que também utilizam o serviço de drones é a aerofotogrametria, que consiste na acoplagem de uma câmera ao drone.  Com a câmera térmica é possivel encontrar, por meio elevação da temperatura corporal, qualquer tipo de movimento em ambientes escuros ou áreas encobertas e registrar imagens visíveis de qualquer corpo ou objetos que posam estar camuflados ou escondidos nessas localidades . 

Uso das câmeras térmicas para controle da fauna e da flora

Controlar e proteger todas as espécies animais presentes no mundo não é uma tarefa fácil, ainda mais se eles estão espalhados em florestas ou áreas de grandes extensões. Esse é um trabalho que demanda muito tempo e um alto custo, no entanto, os drones tem desempenhado uma função muito importante para a preservação e os estudos da fauna e da flora. Com uma fácil locomoção é possivel usar o mapeamento aéreo dos dornes e sua funcionalidade para exercer diversas funções de monitoramento, combate de incêndios em áreas protegidas, pesquisas cientificas e muito mais.

Com a implementação das câmeras térmicas esse monitoramente pode ser feito em diferentes ambientes, e principalmente no período noturno. Com ela é possivel dectar a presença dos animais, identificar e contolar a população de uma espécie, proteger espécies em extinção, detectar a presença dos animais em ambientes terrestres, permitir a obtenção de informações técnicas e cientificas. Além disso, com os sensores termais é possivel identificar e previnir a caça ilegal detectando possiveis caçadores nos ambientes protegidos. Todo esse procedimento também é válido para a o contole da flora, podendo detectar pragas existentes na plantações, contabilização das espécies e pesquisas.  

O trabalho dos drones na preservação do primata muriqui-do-norte

Já sabemos que a tecnologia dos drones é uma das aliadas em processos de preservação ambiental, e ela tem sido uma ferramenta importante nos trabalhos realizados para a preservação e conservação de primatas miriquis-do-norte, uma das espécies de macacos mais raras e ameaçadas do mundo, e são considerados como Criticamente em Perigo na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (MMA, 2014) e pela avaliação da IUCN – International Union for Conservation of Nature (2016). Os muriquis  viviam na Mata Atlantica e são geralmente encontrados em regiões do sudeste, principalmente em áreas de Minas Gerais

Esses trabalhos de preservação são realizados pelo PCMM - Programa de Conservação Muriquis de Minas projeto idealizado pelo Muriqui Instituto de Biodiversidade em parceria com a Fundação Biodiverditas e seus parceiros.  O Muriqui Instituto de Biodiversidade é uma ONG que trabalha apoiando e desenvolvendo projetos e ações para proteção, conservação e manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade, tanto nacional quanto local. No instituto são realizadas atividades técnico-científicas e de educação profissional e ambiental, e que  tem o objetivo de garantir a integridade dos recursos naturais e a qualidade socioambiental.

 Os drones já são dispositivos usados em diversos projetos e, inclusive, para a proteção de diversas espécies em extinção. No caso da preservação dos muriquis-do-norte, o instituto faz o uso dos eco-drones que são complementados ao uso das câmeras termais de alta definição e que permitem a identificação da espécie. Fabiano Melo, biólogo, professor e pesquisador, responsável pelo Programa de Conservação Muriquis de Minas e explica que os drones auxiliam em atividades de manejo e pesquisa, atuando para aumentar o potencial de localização e monitoramento das populações. Outras ações também são promovidas, como quantificar populações, obter dados demográficos, genéticos e ecológicos, verificar a qualidade do habitat emuito mais.

Ourtras áreas de trabalhos com uso de drones e câmeras térmicas 

Além da preservação da fauna e da flora, os drones com câmeras térmicas também podem auxiliar em funções como: 

  • Inspeções em canteiros de obras 
  • Mapeamentos de problemas elétricos
  • Combate de incêndios 
  • Indústrias 
  • Localidades suscetíveis a fumaça 
  • Setores de segurança policial e militar 
  • Agricultura 

Para um profissional, principalmente da área ambiental, trabalhar com drones pode contribuir para a realização de tarefas com maior praticidade, velocidade, e com resultados de excelente qualidade, além de tornar o profissional ainda mais atualizado e trazer mais oportunidades no mercado de trabalho. O IBRACAM te oferece uma excelente oportunidade de ser ainda mais capacitado na sua área de trabalho.

 Conheça nosso curso de mapeamento aéreo com drone e amplie suas habilidades

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit