Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Entenda os riscos de uma aterrissagem humana em Marte

Entenda os riscos de uma aterrissagem humana em Marte

A busca incessante do ser humano pelo auto-descobrimento é que o fez evoluir ao longo de milênios de mudanças climáticas e reposições terrestres.

É importante conhecermos não só o mundo, mas o universo ao nosso redor, e explorar conscientemente seus recursos para manutenção da espécie e, desde os anos 1940, em meio à Segunda Guerra Mundial e num cenário de continentes em conflito e países em emergência, tornou-se necessário, em nosso imaginário, que tocássemos o intocável: que enviássemos representantes, nossos, para além da atmosfera terrestre.

Algumas décadas se passaram e o ser humano já visitou até mesmo a Lua, dentre outras excursões, mas viagens interplanetárias ainda nos fascinam - e assustam - ao mesmo tempo.

 

Buscando fazer-nos entender mais sobre estas missões, que são mais perigosas do que parecem, a agência americana InSight publicou um vídeo detalhando os riscos de aterrisagem humana em Marte, planeta que vem sendo considerado para colonização nos últimos tempos devido às suas condições naturais semelhantes às da Terra.

A InSight chegará lá neste mês de novembro, e para que tudo dê certo no momento de entrada, é crucial que cada detalhe do processo seja perfeito:

Confira, em imagem, algumas das etapas:

Lançado da Terra em maio, InSight ainda estava, na última sexta-feira, alguns milhões de quilômetros do planeta vermelho.

'A data de chegada é certa', diz Tom Hoffman, responsável pelo projeto. 'Nós atingiremos a meta no dia 26 de novembro às 11:47 (horário do Pacífico), não obstante quaisquer obstáculos. Isto é, entraremos de forma balística. Não podemos mudar, nem voltar atrás.'

O objeto em viagem é uma sonda estática. Em outras palavras, ela se alocará em um só lugar, não explorando outras regiões, como o Curiosity, famoso robô da Nasa. No entanto, esta será a primeira missão a focar investigações predominantemente no interior de Marte, para avaliar as condições rochosas e níveis de terremotos.

Adicionalmente, a aterrissagem proverá dados importantes para o planejamento de uma eventual viagem humana mais segura ao local.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit