Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Parte da Escócia começou a ser engolida pelo mar e a culpa é das mudanças climáticas

Parte da Escócia começou a ser engolida pelo mar e a culpa é das mudanças climáticas

A Escócia é um dos três países e uma das quatro unidades administrativas que compõem o Reino Unido, os outros sendo Inglaterra e Gales, com ainda a Irlanda do Norte, no nordeste da ilha irlandesa, fazendo parte da administração britânica.

Conhecida por seu rico passado histórico, que inspirou lendas, folclore, canções e, mais recentemente, filmes, sua biodiversidade e paisagens naturais belíssimas, principalmente entre as Highlands, ou as Terras Altas Escocesas, o pequeno país está sofrendo indiretamente - ou seria diretamente? - com a acelerada biodegradação e as mudanças climáticas.

 

O que acontece com os resíduos humanos que são despejados na Antártica?

 

Em artigo do The New York Times, são denunciados os picos de atuação humana no globo como alguns dos responsáveis pelo possível eventual desaparecimento de parte da costa escocesa. O foco é em Orkney, um conjunto de ilhas de frente à costa norte, que guarda um arsenal de antiquidades de quando a História era sequer registrada, e agora sucumbe, lentamente, aos avanços de um oceano comprometido pela irresponsabilidade humana.

Mudanças naturais ao longo dos últimos 15 mil anos fez não só instalação humana possível nestas ilhas, como atraiu um número considerável de habitantes por inúmeras gerações. Porém, antigamente, fazendeiros e pescadores, que compunham majoritariamente a população local, colocavam pouca ou quase nenhuma pressão no solo, fora quando havia considerável extração de madeira.

 

Leonardo DiCaprio Estreia Novo Documentário Sobre Mudanças Climáticas

 

Porém, com as recentes altas de maré e com o tempo, que trouxe consigo processos de industrialização, aquecimento global e derretimento de geleiras, o que o Instituto G4 considera ser, também, um fator considerável para as alterações, considerando a localização das ilhas britânicas no hemisfério norte, praias têm retraído e o ritmo natural de degradação ambiental tem se antecipado.

Professor Hansom, responsável pelos estudos de geomorfologia na Universidade de Glasgow, ainda afirma que estas reservas estão erodindo, apresentando dados que indicam que, desde 1970, Orkney sofreu o dobro de vezes mais com o fenômeno que em todo o século passado.

Arqueologistas britânicos, e também cientistas, estudantes, departamentos governamentais e acadêmicos já iniciaram trabalhos e políticas de preservação das áreas ameaçadas, uma vez que a história de Orkney, parte crucial da herança escocesa, está registrada em tinta nas paredes de pedra das ilhas, e desaparecendo conforme o mar avança.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit