Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Inacreditável: neve negra e tóxica cai sobre a Sibéria

Inacreditável: neve negra e tóxica cai sobre a Sibéria

Os moradores de uma região de mineração de carvão na Sibéria vêm chamando atenção da internet para um fenômeno atípico que têm atingido a região em que moram.

Como pode ser observado em alguns vídeos publicados nas redes sociais, a região semi-autônoma da Rússia acordou, nos últimos dias, coberta de neve negra e tóxica. Num desses registros, uma mulher passa por montes de neve cor de carvão que estende-se até além da vista, cobrindo parques, pátios e edifícios.

O pó de carvão que 'transformou' a neve, especificamente em Kuzbass, vem de minas a céu aberto que têm consequências graves para a saúde dos 2.6 milhões de habitantes da região, que já tem expectativa de vida três a quatro anos inferior que a média nacional russa:

'É mais difícil encontrar neve branca qu enegra durante o inverno', afirma Vladimir Slivyak, membro do grupo ecológico Ecodefence ao The Guardian. 'Há muito pó de carvão no ar o tempo todo. Quando a neve cai, isto simplesmente s etorna visível. Não é possível ver no resto do ano, mas está lá.'

Segundo ativistas ambientais locais, a poeira traz uma variedade de metais pesados perigosos, como arsênico e mercúrio.

A perspectiva é ainda pior devido à prática de carregar carvão para abrir vagões para exportação, uma vez que o vento e a chuva deposita poeira nas cidades e rios ao longo dos trilhos. Na reportagem do The Guardian, críticos afirmam que autoridades russas fazem 'vista grossa' para as violações de normas e regulamentos de segurança.

Tais minas a céu aberto, na Sibéria, muitas vezes localizam-se perigosamente perto de cidades e aldeias.

Confira um vídeo do fenômeno:

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit