Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Loja troca, de graça, recicláveis por produtos em São Paulo

Loja troca, de graça, recicláveis por produtos em São Paulo

Iniciada em 2017, a Molécoola é uma empresa que tem como base a logística reversa de recicláveis pós-consumo.

Operacionalizada por um sistema de fidelidade capaz de transformar objetivos recicláveis em benefícios, a companhia favorece não só a si mesma, mas também quaisquer dos envolvidos no processo, desde consumidores ao próprio meio ambiente.

Neste meio, ainda são beneficiados a indústria, o microoempreendedor e a iniciativa pública.

Falando assim, parece algo extremamente complexo e que precisa ser pensado minuciosamente, mas, na verdade, o processo é até bastante simples!

Após baixar o aplicativo da Molécoola e cadastrar-se, a pessoa leva o reciclado para um dos contêineres da loja, onde ele é pesado. O peso é, em seguida, convertido em pontos, que, quando acumulados, podem ser trocados por bens de consumo ou serviços.

Assim que a loja chega em sua armazenagem máxima, os produtos recicláveis são vendidos para recicladoras que, posteriormente, os retornam para a cadeia produtiva.

O ciclo diferencia-se de outros métodos de recompensa de reciclagem vistos ao redor do mundo, uma vez que contempla a indústria, permitindo a manutenção dos meios de produção e, simultaneamente, a preservação ambiental, que são ambas das grandes metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

O Poder Público, por sua vez, economiza na gestão de resíduos, e vê nitidamente a diminuição do impacto ambiental com o consumo.

Já que a Molécoola trabalha com um sistema de franquias, o microempreendedor também é capaz de envolver-se em um projeto sustentável que fomenta a educação ambiental, gerando renda e profissionalização.

Assim que a análise dos perfis destes empreendedores é feita, a Molécoola responsabiliza-se pelos processos de busca e aprovação de crédito, tudo com fomento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dentre outros.

Até então, a rede já conta com 5 lojas ativas em São Paulo, e tem como objetivo inaugurar outras 95 (totalizando 100) até o fim de 2019.

Em cinco anos, espera-se ter 1000 lojas por todo o Brasil, com a missão de tornar a reciclagem parte do hábito do cidadão brasileiro.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit