Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Mais de 200 eventos de Carnaval proibirão copos descartáveis este ano

Mais de 200 eventos de Carnaval proibirão copos descartáveis este ano

Carnaval é uma das celebrações mais importantes no calendário anual do Brasil.

Época de viagens, fantasias e celebrações de rua, é comum, em especial nos grandes centros urbanos, que o acúmulo de lixo seja maior que o usual devido às aglomerações e festas organizadas.

Diversão a um preço

No ano passado, o Rio de Janeiro sozinho teve mais de 486.5 toneladas de lixo recolhidas em apenas 5 dias, isto sem contar cidades como São Paulo, Belo Horizonte (BH), Salvador e Recife, outros grandes centros turísticos carnavalescos que vêm atraindo turistas nacionais e estrangeiros ao longo dos anos.

Pensando no problema, a empresa Meu Copo Eco trouxe ao Brasil a possibilidade de aliar diversão à sustentabilidade nos eventos com uma medida bem simples: copos reutilizáveis!

Já são vários os blocos de rua tradicionais que fazem uso do copo. Inclusive, dentre as cidades citadas Rio, BH, Salvador e São Paulo são algumas.

No Rio, as principais escolas de samba - Salgueiro, Portela, Mangueira, Viradouro, Tuiuti, Beija flor - já não permitem copos descartáveis em suas apresentações, fazendo agora uso do Copo Eco, assim como mais de 10 blocos de rua e festas da capital carioca.

O uso do Copo Eco permite eliminar, em tais eventos de grande escala, o copinho de plástico em larga escala. Ao todo, 720 milhões de copos descartáveis vão para o lixo todos os dias no Brasil, por serem produtos de baixo valor e que raramente são reciclados.

Os impactos ambientais destes corpos são, no entanto, gravíssimos, influenciando na poluição oceânica e na morte de incontáveis espécies marítimas, em especial em zonas costeiras.

As diretrizes da empresa

A Meu Copo Eco tornou-se, recentemente, a primeira empresa brasileira parceria oficial da Campanha Mares Limpos (ONU Meio Ambiente), visando conter a poluição plástica no mundo. E, neste carnaval, o copo estará disponível em mais de 200 festas e blocos, o que evitará, estimadamente, 1 bilhão de copos descartáveis durante o feriado.

Baseados na metodologia europeia, que tem uma logística reversa com corpos reutilizáveis, a pessoa pode adquirir um Copo Eco deixando um "valor caução". Ao fim do evento, ela pode retornar o corpo, que será higienizado e destinado, depois, a outros usuários, ou ainda permanecer com o copo e utilizá-lo em seu dia a dia.

Segundo a empresa, a escolha incentiva a responsabilidade e torna os eventos mais sustentáveis, colaborando, inclusive, com a limpeza dos ambientes.

Exemplos que deram certo

O Festival Psicodália, no sul do Brasil, já utiliza o Eco há 7 anos e evitou mais de 1 milhão de copos descartáveis. O mesmo aconteceu com o Carnaval no Parque de Brasília, que já proíbe descartáveis há 3 anos e estima ter impactado mais de 150 mil pessoas, com pelo menos 600 mil descartáveis deixando de ir parar na natureza.

 

Leia mais sobre a empresa e seus produtos

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit