Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Nova York constrói primeiro Parque Subterrâneo do Planeta

Nova York constrói primeiro Parque Subterrâneo do Planeta

Após proibir oficialmente a confecção e venda de isopor nos limites da cidade, parece que Nova York já teve sua próxima sacada no quesito meio ambiente!

A metrópole que é, inclusive, a cidade mais populosa dos Estados Unidos, em breve abrigará o primeiro parque subterrâneo do mundo, que mesmo construído embaixo da terra, nos túenis, terá sol, flores e árvores!

Parece que esta é, verdadeiramente, "a cidade que nunca dorme" e, também, está sempre em busca de inovações e soluções criativas para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e turistas.

Apesar de parecer um conceito complexo, um "parque subterrâneo", como foi apelidado, pode existir devido à iluminação abaixo do solo.

Para isto, foram montadas infraestruturas semelhantes a árvores, capazes de captar a luz do sol na superície e então transmitir para o subsolo através de fibra ótica. Lá embaixo, a luz é difundida através de painéis.

Confira o esquema abaixo:

Como é possível perceber na imagem, as áreas verdes subterrâneas serão alimentadas indiretamente pela luz solar ao longo do dia, maximizando a quantidade de luz recolhida.

No entanto, quando a iluminação "natural" for insuficiente, em especial no inverno e outono, eletricidade será utilizada para iluminar o parque.

Localizado abaixo da Delancey Street, uma das áreas menos arborizadas de Manhattan, o projeto vem sanar um problema sério daquele distrito: a falta de espaço para parques e praças devido à ameaçadora selva de concreto localizada acima:

O projeto já foi destaque, em 2014, no famoso canal TED, e promete revolucionar a forma que nova-iorquinos tratam as questões ecológicas:

 

Leia também:

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit