Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

O que São Empresas de Consultoria Ambiental?

O que São Empresas de Consultoria Ambiental?

No texto anterior 'Conheça o mercado ambiental para 2017', você viu o quanto a área ambiental movimenta a economia e gera empregos. Você teve a oportunidade de conhecer as áreas com maiores oportunidades e mais chances de crescimento, entre elas a Consultoria Ambiental. O texto de hoje é para você que deseja conhecer mais a fundo o papel das empresas de consultoria ambiental, sua área e funções.

A consultoria ambiental, nos dias de hoje, é uma atividade indispensável. Em síntese, serve para avaliar os impactos biológicos e ecológicos que um projeto, empresa ou construção pode causar, a fim de minimizar esses danos.

Sustentabilidade não é moda, mas uma necessidade. Os impactos ambientais causados pelas atividades humanas no campo, nas florestas e nas cidades faz com que haja a necessidade de profissionais que sejam capazes de controlar e minimizar as consequências dessas ações ao meio ambiente. Por isso, foram criadas legislações específicas, que se atualizam e se tornam mais rígidas a cada dia, buscando o desenvolvimento sustentável e a manutenção do ecossistema. 

É aí que entra o papel da consultoria ambiental.

  • Mas o que faz uma empresa de consultoria ambiental?

O consultor ambiental, dentro de contexto de sua própria empresa, atua na elaboração e aplicação de projetos de sustentabilidade em empresas privadas e públicas, analisando e desenvolvendo estudos e relatórios de impactos ambientais para outras empresas. Ele analisa um projeto, construção ou atividade de uma empresa e busca adequá-las à legislação para garantir que causem o mínimo dano à flora, fauna, terra, água e ar. Além disso, assessora e implanta projetos de proteção ambiental e de certificação ambiental nas empresas.

Para avaliar um projeto, o profissional deve levar em conta a economia de recursos, a eficiência energética e as leis. Tudo isso sem deixar de lado as intenções e os modelos da empresa que o contratou.

Muitas empresas não possuem setor específico para o meio ambiente e por isso buscam o acompanhamento de consultores ambientais para que eles adequem as atividades das empresas com a legislação. Atualmente, a busca das empresas em se ajustar às leis ambientais é cada vez maior e motivada por diversos fatores como a manutenção da imagem da empresa frente ao público, que está exigindo uma postura sustentável das empresas e a possibilidade de pagamento de multas.

Por isso, com tanta demanda, tem crescido o número de empresas que prestam consultoria ambiental. As empresas de consultoria buscam a contratação de profissionais da área ambiental como engenheiros, biólogos, geólogos e técnicos do meio ambiente que estejam aptos ao cargo e tenham vasto conhecimento da legislação. Além disso, a experiência de campo também é essencial, seja como assistente ou com a prestação de consultoria autônoma.

A entrada no mercado de trabalho da consultoria depende apenas do profissional. Falaremos nos próximos posts das melhores formas de entrada nesse ramo com dicas e sugestões que facilitarão seu caminho.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit