Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

O que é Educação Ambiental e por que ela é importante?

O que é Educação Ambiental e por que ela é importante?

Meio ambiente e sustetabilidade são questões importantes e que tem ocupado espaços de destaque na sociedade. Muito se fala sobre os impactos ambientais causados devido ao desenvolvimento mundial e atividades que degradam a área ambiental. Um dos temas diretamente ligados ao meio ambiente é a Educação Ambiental, termo que começou a ser discutido em 1972 durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano ou também conhecida como Conferência de Estocolmo, que ocorreu na Suécia e que tinha como objetivo discutir questões ambientais. Rapidamente o assunto começou a se popularizar e em 1975 foi lançado em Belgrado (na então Iugoslávia) o Programa Internacional de Educação Ambiental,  no qual são definidos os princípios e orientações para o futuro. 

O que é Educação Ambiental ?

A Política Nacional de Educação Ambiental LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999, descreve a educação ambiental como uma 'área de ensino que integra um conjunto de ações e comportamentos que visam a preservação do meio ambiente.  Seu intuito é despertar o pensamento critico e cosnciente das pessoas, instruindo o conhecimento ecológico e nas práticas sustentáveis no dia a dia.'  Ou seja, a educação ambiental é uma forma de ensinar, trazer informações e ideias, promover o  interesse e uma consciência ecológica em todas faixas etárias, para que, desse modo, possa despertar o papel das pessoa na construção de um presente e um futuro mais justo e sustentável. 

Qual a importância de uma educação ambiental?

Em 2016 foi sancionada a Lei 12.633, que estabelece o dia 3 de junho como o Dia Nacional da Educação Ambiental. Em um país rico em biodiversidade, que  possui uma natureza rica e exuberante, a educação ambiental torna-se um tema fundamental. Ela é a  base da educação e atua para despertar as pessoas para o dever de preservar o meio ambiente e de buscar estilos de vida mais sustentáveis. Os alicerces da educação ambiental estão ligados aos valores sociais, habilidades, competências, métodos e conhecimentos. A mudança de pensamento, além de contribuir para uma proteção ambiental, visa uma preocupação com as próximas gerações. 

Educação Ambiental nas escolas

Considerada como uma disciplina obrigatória na grade curricular, o ensino da educação ambiental na sala de aula busca desenvolver debates, discussões e palestrar a fim de promover uma cultura cerca da importância da preservação do ambiente em que está inserido. Desse modo, crianças e adolescentes aprendem temas como o consumo, a proteção dos recursos hídricos, crises ambientais, efeito estufa, desmatamento, coleta de lixo, o processo de reciclagem e atitudes diárias que não agridem o planeta. 

Além disso, nas escolas são desenvolvidos projetos ambientais, visitas em espaços naturais e preservados. Tudo isso são maneiras de mostrar que a realização de práticas sustentáveis não é dever apenas dos professores, a educação ambiental deve ser construída coletivamente, incluindo a escola, família, comunidade em que vivem. Todos juntos buscando despertar um pensamento não apenas no ambiente em que vivem, mas no mundo todo. 

Densenvolvimento sustentável aliado a educação ambiental

O termo “desenvolvimento sustentável” foi mencionado pela primeira vez em 1987 pela ex-primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland. Ela o definiu como “suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

Dessa forma, a sustentabilidade deve buscar ações dos seres humanos para que haja desenvolvimento econômico, social e ambiental com o mínimo de dano possível ao meio ambiente. Os recursos naturais devem ser usados de forma racional e planejada.

A “sociedade de consumo” age de forma contrária ao desenvolvimento sustentável, pois nela a busca pelo acúmulo de riquezas e pelo consumismo são frequentes, o que extrai ao máximo os recursos do planeta e provoca diversos tipos de desperdício e poluição.

Nesse sentido, a educação ambiental está intimamente ligada ao desenvolvimento ambiental, visto que, a educação ambiental é a base formadora para consciência humana. Por este meio é possível o desenvolvimento de estratégias de um modo de vida em concordancias com as ideias do desenvolvimento sustentável.  

Conheça nossos cursos onlines 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit