Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
O que é ter responsabilidade ambiental empresarial?

Precisamos concordar: nossa sociedade nunca sentiu impactos ambientais tão grandes como os de agora. Isso é justificado pela escassez de recursos naturais e suas mais extensas e variadas demandas diárias.

Apesar de já existirem medidas adotadas pela Constituição para coibir ou corrigir ameaças e lesões ambientais, as discussões sobre sustentabilidade ganharam proporções imensuráveis. Ou seja, deixaram de ser necessárias, para se caracterizarem como obrigatórias, abrangendo desde o âmbito corporativo ao individual/pessoal.  

No entanto, mesmo que saibamos da excelente oportunidade de crescimento ao incorporarmos valores de respeito ao meio ambiente às nossas culturas, na prática, as coisas não funcionam assim.  

Temos como exemplo o marketing verde ou greenwashing.

Marketing Verde

O Marketing Verde acontece na medida em que empresas se promovem por meio da divulgação de marketing ambiental, campanhas, discursos e propagandas, afirmando serem sustentáveis e ecologicamente corretas, mas na verdade, não adotam as medidas necessárias para uma verdadeira sustentabilidade. Ou seja, infelizmente possuímos tendências, padrões e hábitos consolidados que representam um obstáculo ao senso de responsabilidade ambiental.

Por outro lado, ao pensarmos nas vantagens de adotar medidas sustentáveis, empresas e organizações podem garantir credibilidade social, maior competitividade e imagem positiva. Assim, serão mais valorizadas por consumidores e clientes, uma vez que são capazes de demonstrar confiança em seus negócios. Dessa forma, consultores e gestores ambientais se destacam quando ações como as descritas anteriormente são necessárias.

Mas, como aplicar essas mudanças e torná-las efetivas? Veja na lista a seguir algumas ideias, que em conjunto, fazem toda a diferença:

Ideias que fazem a Diferença

Ideias que fazem a Diferença

 

Trocar todas as lâmpadas pelas fluorescentes

Elas, têm maior durabilidade, além de evitar a emissão de 136 kg de gás carbônico por ano, economizando aproximadamente 60% do consumo.

 

Criar o hábito de separar os lixos para reciclagem

Assim, pode-se economizar matéria-prima durante a fabricação de novos produtos e consequentemente, evitar impactos ambientais. Dessa forma você também torna o trabalho dos profissionais que trabalham com o lixo e assim ajuda a minimizar os erros que os mesmos podem cometer.   

 

Considerar todo o ciclo produtivo

Devemos manter o pensamento verde desde o momento da compra de insumos até sua venda e respectiva distribuição. Agir com ética e responsabilidade nessa hora pode trazer grandes benefícios para a organização.

 

Substituir o uso de copos descartáveis, que demoram anos para serem decompostos por copos ou xícaras de uso diário

Uma boa opção é utilizar utensílios personalizados com a logo da empresa. Cada colaborador possuir os seus próprios utencílios e fazer uso somente deles nos momentos em que for se alimentar é uma ótima opção quando o objetivo é diminuir ou eliminar o uso de copos descartáveis dentro da empresa.

 

Atentar-se aos vazamentos e possíveis desperdícios, economizando nas contas ao fim do mês

Pode até parecer uma bobagem,  mas você já fez os cáculos dos disperdícios que ocorrem na sua empresa e quanto esses disperdícios lhe trazem prejuízos? Valeu a pena medir isso!

 

Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade

Quanto mais engajado é o seu time na questão da sustentabilidade dentro da empresa, mais ele será como cidadão também. A medida que seu colaborador é treinado e passa a executar medidadas sustetáveis ao longo da jornada de trabalho, a chance de ele repetir as mesmas ações em outros ambientes aumenta muito e ele acaba contagiando seus demais colegas que passam a atuar de maneira mais sustentável também.

 

Flexibilizar o regime de trabalho

Uma opção que evita o uso de veículos para transporte e economiza em materiais para escritório. Como alternativa, é possível oferecer a condição home office para os colaboradores e, no caso de reuniões, optar por sistemas de teleconferência.

 

Logo, concluímos que se envolver e conscientizar sobre hábitos sustentáveis são atitudes essenciais para a manutenção e preservação dos recursos naturais. Mas, de nada adianta aplicar todas as ações citadas anteriormente se os colaboradores não forem encorajados a abraçarem uma nova visão.  

Para isso, crie metas coletivas de sustentabilidade, mensure resultados e celebre cada conquista da equipe. Mostre que essa mudança de pensamento deve ser levada a sério, pois faz parte dos valores da empresa. Dessa forma, além de economizar gastos, ter a responsabilidade ambiental como estratégia garante uma imagem positiva e pode gerar muitos lucros.

 

Leia também:

- Você sabe o que é Greenwashing?  

- A importância da Consultoria Ambiental para sua empresa

- 6 Formas efetivas de reduzir o problema do lixo no Brasil

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit