Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
O que faz um Auditor Ambiental?

Com o aumento do mercado ambiental, as empresas buscam por melhorias de seus processos com intuito de atender a legislação e até mesmo diminuir, ou eliminar os impactos ambientais de suas atividades, o que muitas das vezes se reflete em diminuição de gastos operacionais e de materiais.

No mesmo aspecto, é também cada vez maior o interesse do consumidor por produtos ambientalmente corretos, o que faz das iniciativas ambientais das empresas, uma jogada estratégica na busca por mercados consumidores.

Quando as empresas se aproveitam do “marketing verde” sem que haja um comprometimento verdadeiro (prática conhecida como greenwashing), as auditorias ambientais tornam-se ferramentas imprescindíveis para a verificação das empresas, e avaliam seu sistema de gestão.

As auditorias ambientais são procedimentos sistemáticos através do qual a organização avalia sua adequação aos critérios impostos, que podem ser normas técnicas, requisitos legais, requisitos definidos pelos clientes ou pela própria empresa.

Podemos definir então, que o auditor ambiental é o profissional responsável por fazer uma avaliação sistemática, documentada, periódica e objetiva do fundamento de uma organização na área ambiental.

Dividimos as classificações de auditorias ambientais como sendo aquelas realizadas por órgãos fiscalizadores, entidades de controle externos e empresa privadas, cada um com seu objetivo e sua definição específica.

As auditorias de entidades fiscalizadoras obedecem as normas específicas de acordo com a legislação ambiental ou do próprio órgão fiscalizador. 

 

Um Pouco Mais Sobre os Diferentes Tipos de Auditorias

 

Auditoria Ambiental

  • Auditoria de Conformidade Legal: tem o objetivo de avaliar a adequação da empresa às normas legais aplicáveis ao seu processo. 

    Pode ser utilizada pelas empresas como preparação para o requerimento de licenças ambientais e como forma de prevenir eventuais multas ou penalidades pelo não atendimento à legislação. 

    De certa forma, todas as auditorias ambientais englobam a avaliação da conformidade legal uma vez que este é um requisito fundamental da organização;

  • Auditoria de Avaliação de Desempenho: tem como objetivo avaliar a organização com base em indicadores que refletem seu desempenho ambiental, como o consumo de água, de energia, emissão de efluentes, geração de resíduos e etc.;

  • Auditoria de Descomissionamento: é o tipo de auditoria realizada em empresas que estão fechando ou se mudando para outro local. 

    Seu objetivo é verificar se há/haverá algum risco para a população ou para o meio ambiente durante ou após o fechamento da empresa/indústria;

  • Auditoria de Responsabilidade: o principal objetivo desse tipo de auditoria é investigar a existência de passivos ambientais da organização que podem interferir em um processo de compra e venda. 

    Estas auditorias também podem ser requeridas por investidores que desejem verificar os riscos relacionados à determinada empresa;

  • Auditoria de Cadeia Produtiva: auditoria realizada em toda a cadeia produtiva de um determinado produto incluindo os serviços relacionados;

  • Auditoria Pós-acidente: é a auditoria de caráter investigativo que se inicia após a ocorrência de um acidente ambiental com o intuito de verificar suas causas, seus responsáveis e a possibilidade de recorrência, a fim de que sejam tomadas ações corretivas com o fim de prevenir novos acidentes;

  • Auditoria de Sistema de Gestão: são auditorias realizadas para adequar, certificar ou verificar o atendimento da empresa aos requisitos de determinado sistema de gestão ambiental.

 

Dessa forma, podemos concluir que a classificação de uma auditoria ambiental é definida pelo seu objetivo. No entanto, todas as auditorias, são consideradas ferramentas da gestão ambiental de destaque, visto que a competição internacional e o processo acelerado de fusões e aquisições de empresas passou a requerer verificações rigorosas. E, aplicar essas ferramentas, criam práticas que permitem melhorias contínuas.

 

Leia também: 

Saiba mais sobre a auditoria ambiental  

Governo apresenta o mapa da fiscalização ambiental em Minas Gerais  

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit