Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Os 5 melhores softwares gratuitos de Fotogrametria para iniciantes

Os 5 melhores softwares gratuitos de Fotogrametria para iniciantes

A fotogrametria é útil para diversas aplicações e projetos. Sem ela, você poderia, é claro, usar um software de modelamento 3D e tentar criar um design por conta própria. No entanto, isto seria perda de tempo e, se você não é um designer experiente, talvez não alcance a representação 3D desejada.

Com os softwares de fotogrametria, você operacionaliza esta tarefa.

 

O que é fotogrametria?

A fotogrametria é a ciência de realizar mensurações a partir de fotografias. O método usa o paralaxe obtido entre diversas imagens capturadas, de diferentes pontos de vista, gerando, no fim, produtos 2D e 3D complexos que auxiliam principalmente diversos profissionais de meio ambiente em suas atividades diárias. O processo é capaz, inclusive, de coletar dados sobre o formato, volume, e profundidade do local sendo escaneado.

Ao combinar diversas fotografias de múltiplas perspectivas, é possível criar uma imagem tridimensional fácil de ser compreendida e estudada.

Nesta outra postagem, nós discutimos em detalhe a fotogrametria, seus diferentes tipos e benefícios. Não deixe de ler para não perder nenhuma informação relevante!

 

Por quê usar um software de fotogrametria?

Os softwares são úteis por uma série de razões. Eles podem automaticamente gerar modelos 3D fáceis de serem lidos e alguns dos mais avançados, inclusive, já vêm com a tecnologia de impressão 3D. Além disso, ter um design 3D de qualidade é imprescindível para a melhor visualização possível de um objeto, ou área, em análise.

A fotogrametria é útil tanto para profissionais se especializando em mapeamento topográfico, como para a arquitetura, engenharia, e até geologia! Sem falar que, sem estes programas, seria bem difícil, para não dizer impossível, realizar algumas tarefas.

 

Quais são os melhores softwares hoje no mercado?

Depende!

Ao escolher o programa ideal para o seu tipo de serviço, há uma gama variada no mercado que antede a múltiplas, e específicas, necessidades de profissionais. É bom, então, sempre se perguntar: você precisa carregar diversas imagens para obter um produto? Você quer focar em imagens aéreas? Já tem experiência no campo? Ou, no caso, quer só experimentar ferramentas da fotogrametria num software gratuito?

É claro que, até mesmo para quem já é profissional, é possível fazer uso de vários programas gratuitos com especializações diferentes para atingir um objetivo específico. No entanto, eles são especialmente úteis para quem é iniciante e não consegue manejar, ainda, um programa avançado. Descubra, a seguir, qual o melhor modelo para você, e em qual momento específico ele pode ser usado.

 

Os melhores softwares gratuitos de fotogrametria para iniciantes:

5. Colmap

Primeiro da lista, o Colmap pode ser usado com uma interface chamada 'graphical user', ou outra conhecida como 'command line': escolha a mais conveniente para você. Em suma, em qualquer das interfaces, ele permitirá que você acesse todas as ferramentas necessárias para criar um modelo 3D a partir de fotografias.

Dá só uma olhada:

 

4. Visual SFM

Este é um software específico de reconstrução 3D, que cria estruturas a partir de movimento (ou SFM, da sigla em inglês structure from motion).

É bastante fácil de usar: basta acrescentar as imagens que você quer, combiná-las e fazer uma reconstrução automática. Veja no vídeo abaixo:

 

3. Autodesk 123D Catch

Autodesk 123D Catch nos permite transformar uma imagem em um modelo 3D. Ele só está disponível em smartphones; no entanto, isso não precisa ser um impedimento, a não ser que você não tenha acesso a um. O Autodesk fornece uma visão geral do que você pode alcançar na aerofotogrametria até mesmo com a simplicidade de um telefone, mas é bom deixar claro que, obviamente, tudo depende da natureza do seu projeto.

Porém, até mesmo profissionais consolidados na área uma vez ou outra precisam de um telefone para escanear um objeto de menor proporção. Sugerimos baixar o aplicativo e dar uma olhada; afinal, é gratuito!

 

2. 3DF Zephyr Free

O 3DF Zephyr lançou sua versão gratuita (3DF Zephyr Free) recentemente e vem fazendo sucesso entre estudiosos da área por incluir uma introdução eficiente, e acessível, às ferramentas de processamento de imagem. Este software também oferece todas as funcionalidades de reconstrução 3D e de edição básica que você precisará aprender como iniciante.

 

1. Agisoft PhotoScan

Favorito de todos e liderando nossa lista, o Agisoft PhotoScan oferece diversas funcionalidades interessantes tanto para iniciantes, como aqueles em níveis já avançados, como triangulação fotogramétrica, mensuração de distâncias, volumes e áreas, geração de modelos 3D, texturas e muito mais!

Dentre os gratuitos, este é um dos mais completos, mesmo em sua versão 'standard', que pode ser usada gratuitamente até mesmo por quem não é especializado em georreferenciamento ou áreas afins por até 30 dias. O Agisoft é, também, um dos programas mais conhecidos e utilizados por profissionais da área.

Nosso ministrante do curso Mapeamento Aéreo com Drones inclusive faz uso do Agisoft durante as aulas! Confira um vídeo do programa em ação:

 

Para baixar qualquer um dos programas citados nesta lista, basta procurar por eles no Google ou na loja virtual de seu smartphone (Apple Store, Google Play e outros).

Na próxima postagem, iremos listar também os melhores softwares pagos de fotogrametria... desta vez, para profissionais. Basta continuar acompanhando as novidades sobre drones e fotogrametria do blog e nos seguindo nas redes sociais!

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit