Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Os Brasileiros que criaram um método 100% Biodegradável de Proteção Ambiental

Os Brasileiros que criaram um método 100% Biodegradável de Proteção Ambiental

Bruno e Pedro Pagnoncelli e Bruno Ferrari são três brasileiros que alcançaram reconhecimento internacional ao criarem um dispositivo que permite a sobrevivência de mudas de árvores em áreas de reflorestamento.

Desenvolvida para reduzir a taxa de mortalidade destas mudas em até 30%, a tecnologia foi batizada de Nucleário e reconhecida pelo Biomimicry Global Design Challenge pelo seu poder de proteção de árvores ameaçadas.

 

O funcionamento do Nucleário

Inspirado no design das bromélias, o Nucleário funciona como barreira protetora para a muda, que é plantada no meio do círculo visível na imagem:

Graças ao posicionamento central a muda, o Nucleário retém água da chuva e a libera nos períodos de estiagem, garantindo a irrigação necessária para a sobrevivência da planta.

Outra grande vantagem da invenção é que seu formato age, também, como barreira contra formigas cortadeiras, um dos principais agentes responsáveis pela morte de mudas antes da maturidade.

 

Qual é o custo?

O Nucleário é um método super barato por justamente dispensar mão de obra e monitoramento. Logo, há somente gastos durante a aquisição!

Além do mais, o dispositivo é produzido com material 100% biodegradável, o que impede que o solo seja contaminado; isto significa que, após o terceiro ano do plantio, ele começa a se desintegrar.

Saiba mais sobre o projeto assistindo ao vídeo oficial:

 

Reconhecimento

Como já mencionado, o Nucleário ganhou a competição do Biomimicry Global Design Challenge, que têm como objetivo promover inovações no combate às mudanças climáticas.

Com o prêmio, os três empreendedores receberam $100 mil dólares americanos (ou cerca de quase R$400 mil) e, internacionalmente, eles também foram agraciados com o Braun Prize, na Alemanha, o RedDot, em Singapura, e o prêmio norte-americano de Internatinal Design Excellence.

No Brasil, o Nucleário recebeu o IdeaBrasil e foi finalista do Desafio Ambiental.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit