Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Outorga do uso de água em MG: aumentando sua renda como Consultor e Assessor Ambiental

Outorga do uso de água em MG: aumentando sua renda como Consultor e Assessor Ambiental

O mercado ambiental está cada vez mais competitivo

Você sabe, e nós também sabemos, que o mercado ambiental vem se desenvolvendo cada vez mais e apresenta grandes níveis de crescimento. Por isso, a demanda por profissionais altamente capacitados nos diversos tipos de processos ambientais, inclusive em serviços relacionados à Outorga de uso de água, amplia-se à medida que o mercado se desenvolve.

No contexto atual, em meio a constantes crises hídricas, e no qual existe a necessidade de preservação deste recurso, a Outorga tem se tornado um instrumento fundamental para o meio ambiente e os profissionais que trabalham diretamente com ele.

Como você!

A Outorga de uso de água é um instrumento legal que garante o uso da água superficial e subterrânea para qualquer pessoa física ou jurídica; ou seja, é mais comum do que você imagina! Ela é necessária em qualquer situação em que há a captação de água em um riolago ou poço, ou em qualquer alteração feita em algum corpo d’água, sendo extremamente frequente para produtores ruraisindústriasempreendimentos e empresas que utilizem água.

A importância da Outorga do uso de água

Aquilo que torna a outorga um processo necessário atualmente é o fato de que o empreendedor que não tem outorga do uso de água ou licença ambiental regularizada não consegue financiamento dos bancos.

Ou seja: ele não conseguirá se desenvolver se não está de acordo com as normas ambientais, e é aí que seus serviços como consultor ambiental se tornam indispensáveis!

Além de estar previsto na legislação atual, uma outra coisa que torna a outorga um processo necessário e muito comum atualmente é o fato de que o empreendedor que não tem outorga do uso de água ou licença ambiental regularizada não consegue financiamento dos bancos.

Todo o processo da Outorga de uso de água possui um passo a passo bem definido que, apesar de inicialmente parecer complexo, torna-se cada vez mais fácil com a prática. Um bom consultor deve ser capaz de realizar a obtenção dos dados do empreendimento, o preenchimento do FCEI (Formulário Integrado de Caracterização do Empreendimento), a organização de todos os documentos solicitados no FOBI (Formulário de Orientação Básica Integrado), a realização dos cálculos de bacia e barramento e a elaboração do relatório técnico.

Quanto um profissional pode tirar por mês com Outorga

Esses processos, que podem ser realizados em até mesmo 1 semana, geram, em média, uma renda de R$3.000 ou bem mais, dependendo do empreendimento. Para o profissional de meio ambiente, essa pode ser a garantia de uma renda ainda maior, além da garantia de capacitação e desenvolvimento profissional em termos de currículo e experiência.

Se você ainda não conhecia ou não se interessava pela área, tente conhecer mais sobre o assunto e maneiras de se especializar e não perca mais oportunidades de trabalhos! Baixando nossos E-books 100% gratuitos de Outorga do uso de água, e Empregabilidade Ambiental, você sai na frente de todos os concorrentes do mercado que estão buscando nichos para si mesmos nesta vertente do mercado.

Com certeza há algum empreendimento lá fora precisando de você!

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit