Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Outra barragem da Vale, próxima a BH, rompe-se e faz vítimas

Outra barragem da Vale, próxima a BH, rompe-se e faz vítimas

Infelizmente, outra barragem da mineradora Vale rompeu-se nesta sexta (25) em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com a Defesa Civil, moradores da parte mais baixa da cidade, e aquela que mais será afetada pela água, serão retirados das casas. Além da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros foi mobilizado.

Adicionalmente, militares e agentes foram acionados e estão indo até a região do Córrego do Feijão, que sofreu mais com o impacto.

Tendo rompido exatamente às 13h20, segundo dados do Corpo de Bombeiros, a barragem, que já é o mais recente desastre ecológico do Brasil, está fazendo com que alertas sejam emitidos para moradores locais, para evitar que civis aproximem-se do leito Rio Paraopeba e ainda mais fatalidades ocorram.

Os bombeiros acreditam que a barragem era de rejeitos e que já há possivelmente vítimas, embora um número correto ainda não tenha sido confirmado.

No momento, helicópteros circulam o local para avistar sobreviventes.

O Instituto Inhotim, por outro lado, que também fica em Brumadinho, informou que retirará funcionários e visitantes do local.

Apenas momentos atrás Germano Vieira, secretário de Estado de Meio Ambiente, disse que toda a equipe de emergência foi deslocada para a cidade, dentre esta os já mencionados bombeiros e até o subsecretário da pasta.

A Mineiradora Vale deve pronunciar-se oficialmente mais tarde.

Maiores informações serão postadas no decorrer da semana em nosso blog e fanpage.

 

Atualização: *14:46*

A Vale publicou, enfim, seu comunicado oficial:

'A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.

A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade. A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas.'

 

Por outro lado, na nota oficial do governo, lê-se que um gabinete estratégico de crise foi montado para acompanhar os desenvolvimentos:

'Uma força-tarefa do Estado de Minas Gerais já está no local do rompimento da barragem em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para acompanhar e tomar as primeiras medidas.

O Corpo de Bombeiros por meio do Batalhão de Emergências Ambientais, e a Defesa Civil também já estão no local da ocorrência trabalhando e há dois helicópteros sobrevoando a região.

O Governo de Minas Gerais já designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações. Assim que houver mais informações, o Governo de Minas Gerais emitirá novos comunicado'

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit