Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
Parceiros do IBRACAM lideram equipe de colaboradores para execução de medida compensatória

Dia de campo

No dia 08 de Maio de 2019, Adelmo C. R. Junior e Julio C. P. Baroni, instrutores/parceiros do IBRACAM e consultores ambientais/sócios da empresa G4 Soluções Ambientais, visitaram um empreendimento hidrelétrico na Zona da Mata Mineira, que foi licenciado pela G4 Soluções Ambientais e que, agora, está em fase de execução das medidas compensatórias firmadas na época do Licenciamento.

Após o cercamento total da área, limpeza e plantio, que foram executados em 2018, a cada 06 (seis) meses a equipe retorna ao campo para manutenção e avaliação do desempenho do plantio.

Tal monitoramento é de extrema importância para o sucesso da implantação da medida compensatória. Após a execução deste monitoramento em campo, foi gerado um relatório e entregue para a empresa dar sequência nos devidos trâmites no órgão ambiental competente.

Confira o trabalho realizado por meio do vídeo publicado em nosso Instagram, além das imagens da área, antes e depois do monitoramento, disponíveis abaixo:

 

Antes:

Depois:

 

Mas afinal, o que são compensações na área ambiental?

Ferramentas integrantes nos processos e procedimentos ambientais brasileiros, as compensações funcionam, literalmente, para compensar algum impacto ambiental significativo, supressão de vegetação ou ainda intervenção em uma área especialmente protegida.

Baseando-se em legislação, normas, resoluções e decretos federais, os quais já descrevem situações para cada compensação, os Estados e Municípios também criam suas regras para cada compensação, logicamente sempre respeitando a esfera superior, que é a Federal.

É natural que cada ente federativo dê um nome diferente para cada tipo de compensação, mas as mais usuais são:

  • Compensação ambiental: compensação utilizada em empreendimento que ocasione impacto ambiental significativo e visa à implantação ou regularização de Unidade de Conservação;
  • Compensação florestal: visa à destinação para preservação ou à recuperação para preservação de área com vegetação nativa, em decorrência de supressão de fragmento florestal nativo de origem natural;
  • Medida compensatória: visa à retribuição ao meio ambiente  por intervenção em recurso ambiental especialmente protegido.Acessando nosso canal do YouTube, você também pode encontrar mais vídeos de nossos parceiros em campo. Basta clicar aqui.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit