Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Pássaro raro de olhos azuis retorna da Extinção após quase 1 século

Pássaro raro de olhos azuis retorna da Extinção após quase 1 século

Considerado extinto há 75 anos, uma espécie de ave rara foi redescoberta em Minas Gerais.

O primeiro a realizar o reencontro foi o ornitólogo Rafael Bessa, que estava no interior do estado do sudeste para fazer um estudo sobre Licenciamento Ambiental. Antes, o pássaro, chamado cientificamente de Columbina cyanopis, e publicamente como rolinha-do-planalto, só podia ser visto em museus.

Bessa encontrou o ser, que destaca-se por ter olhos azuis, ao pegar um atalho entre seu hotel e o local onde trabalhava, com o intuito de simplesmente aproveitar e fotografar os arredores.

Ele jamais esperava que, ali, reencontraria um espécime considerado perdido pela natureza, ao ouvir sons de um pássaro que não reconheceu.

Curioso, Bessa retornou à mesma área no próximo dia para registrar o canto do animal e, ao reproduzir a gravação, atraiu o próprio para perto de si.

Segundo o ornitólogo, a ave pousou em um arbusto a apenas alguns metros de distância:

'Olhei pelo binóculo e minhas pernas começaram a tremer', relata Bessa em entrevista à rede britânica BBC, 'sabia que tinha um verdadeiro fantasma na minha frente. Foi um momento de muita emoção, indescritível. Estava muito feliz - e nervoso - ao mesmo tempo.'

Bessa, que no momento só preocupou-se em documentar o momento, acrescenta que não se sabe muita coisa sobre a espécie, e que aqueles seus poucos minutos de observação podem significar muito para o futuro das rolinhas e sua conservação.

O profissional explica que a rolinha-do-planalto sempre foi considerada uma espécie rara, mesmo em seu habitat natural - no caso, o Cerrado brasileiro, que vem sendo cada vez mais ameaçado pelo plantio de soja.

Segundo Bessa, o ecossistema foi bastante preservado, ao menos até a década de 1950:

'Até então, não se entendia o por quê dessa raridade, e o pouco que sabemos hoje não nos permite ter certeza do motivo', Bessa conclui, 'mas acreditamos que a espécie ocorre em um fisionamia de cerrado muito específica e também rara.'

Um dos motivos principais pelo sumiço do pássaro por quase um século é o fato do cerrado ser um dos ecossistemas brasileiros que mais perdeu área para a agricultura e pecuária nas últimas décadas, o que definitivamente contribuiu para sua 'raridade'.

...

Interessado(a) em Licenciamento Ambiental? Confira aqui as próximas datas do nosso curso presencial em Minas Gerais, que visa apoiar o profissional de Meio Ambiente em todas as fases de Licenciamento Ambiental no estado. No curso, são reforçados conceitos básicos da legislação ambiental federal e estadual, dentre outros.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit