Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Pastas de dente precisam mesmo vir dentro de caixas?

Pastas de dente precisam mesmo vir dentro de caixas?

A pasta de dente - também chamada de creme dental - é um bem de consumo temporário usada diariamente por 2/3 da população mundial.

No entanto, em meio às ferrenhas críticas a empresas não-sustentáveis, e à crescente preocupação com a degradação do meio ambiente, uma pergunta disseminou-se pelas redes sociais: por quê exatamente o produto precisa vir embalado numa caixa?

Isto é: se o conteúdo já vem selado dentro de um tubo, qual o motivo de colocá-lo dentro de (outro) recipiente de papelão?

A resposta, para as equipes de marketing e branding de companhias como Colgate e Sensodyne, é simples: beleza.

O questionamento crucial viralizou após o canal Alan's Theory, em que seu frontman, Alan, pergunta a estas mesmas marcas o motivo de se produzir um "invólucro" praticamente inútil, que faz o produto ficar não só mais caro para a indústria, mas também para o consumidor.

Afinal, a única coisa que acontece com a caixa, após aberta, é ser descartada.

Segundo dados expostos por Alan, cerca de 900 milhões de caixas por ano vão para o lixo só nos Estados Unidos. E, no Brasil, um país em que escovar os dentes é um hábito ainda maior - estima-se que três vezes por dia - a poluição é ainda mais expressiva.

Alan já criou, inspirado pelas questões, uma petição para pressionar indústria e governos:

"Às vezes parece que vivemos numa sociedade fora de nosso controle, mas a verdade é que grandes mudanças começam com ideias e motivação", afirma na página da petição. "Aqui está uma ideia: vamos nos livrar das caixas de pasta de dente. Você está dentro?"

Aderir à campanha é mais fácil do que você imagina

Confira, abaixo, como você pode fazê-lo:

  • Compre apenas cremes dentais que vêm sem caixa (já há alguns no mercado);
  • Divulgue notícias, mande e-mails para o SAC de empresas, assine petições, fale com vereadores para criação de leis reguladoras.

Outra alternativa é, também, evitar cremes dentais que contenham esferas microplásticas, que fazem mal tanto ao meio ambiente quanto ao consumidor.

Também é possível evitar cremes dentais agressivos à saúde e livres de metais pesados e químicos cancerígenos, optando por marcas naturais, veganas eaté mesmo receitas que permite com que você mesmo produza seu próprio creme dental.

Há, ainda, cremes dentais em pastilhas.

Por fim, pode-se também reciclar o tubo das pastas dentais que vêm acompanhadas dele. É difícil, uma vez que muitas das embalagens possuem aplicações de tintas metalizadas e camadas de plástico, mas não é impossível.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit