Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
Por que o Município onde moro Precisa de Gestão Ambiental?

Você já percebeu como a sociedade atualmente anda se preocupando com praticar ações sustentáveis? Esses novos costumes já passaram do âmbito pessoal, conquistaram o ramo profissional e agora atingem o espaço comum das localidades.

Mas, de onde vêm essas modificações?

Isso pode ser explicado com estatísticas que comprovam a necessidade dessas alterações! A primeira é uma projeção feita pelo SEBRAE de que a população mundial morando em zonas urbanas aumente de 40% em 2008 para 60% até 2030. Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a temperatura do planeta já subiu cerca de 1,8°C e atingirá a marca de 4°C em 2100, tendo efeito nos oceanos, os quais aumentaram seu nivelamento para 59 centímetros.

Ainda não está convencido?

A ONU aponta também a falta de água disponível e estima que a procura por ela vá ultrapassar a oferta em 40% em 2030 e esse problema já ocorre em vários lugares, como em São Paulo. E também é provável que o número de refugiados do clima seja maior que os de guerra! 

Dessa forma, ficou claro como é necessário um planejamento para diminuição de impactos ambientais e melhoria de relação entre o homem e a natureza? Mas se você pensou em apenas diminuir o consumo de água ou emissão de carbono dos carros, saiba que ainda há muito para ser feito.

O investimento em modificar as cidades para que se tornem sustentáveis é extremamente importante nesse processo, pois isso forneceria o uso de recursos naturais de forma racional, métodos que preservam a biodiversidade, adoção de reciclagem de resíduos sólidos, diminuição de agentes poluidores, dentre outros.

Gestão Ambiental

É bastante coisa a ser feita, certo? Por isso os gestores ambientais são contratados! Eles atuam adotando métodos que conciliam a relação entre o homem e o meio ambiente para auxiliar na transição dos centros para cidades sustentáveis!

Como é uma cidade com Gestão Ambiental

A gestão ambiental oferece serviços completos para tornar o ambiente sustentável. É por meio da atuação dessa área de trabalho que desenvolvem produtos com o mínimo teor de impacto ambiental, treinamento de funcionários para compreenderem a importância desse desenvolvimento no âmbito social e programas de reciclagem a serem feitos.

 

Entenda algumas atividades realizadas

 

Consultores ambientais

Eles trabalham para assessorar projetos que preservam o meio ambiente, interagem com empreendimentos agrícolas e industriais para assegurar o trabalho deles voltados às normas e regras estabelecidas, planejam programas para conscientização populacional e programas de cunho a recuperar áreas degradadas.

Políticas de incentivo

Uma Gestão Ambiental Municipal elabora políticas de incentivo para empresas. Isso é feito com a diminuição de impostos para empreendimentos com desenvolvimento de preservação ambiental e ajudam aquelas que fazem pesquisas voltadas para o mesmo objetivo.

Mobilidade urbana

Quando uma cidade prioriza e investe em trânsito para ciclistas, pedestres e transporte coletivo, a diminuição de poluição do ar é considerável. Por isso pode ser feita ações como calçadas mais amplas, iluminação adequada e ciclovias adequadas. A arborização também é essencial para a minimização dessa poluição, para evitar a formação de ilhas de calor e para reter a água das chuvas e diminuir desastres como as enchentes.

Resíduos Sólidos

Uma boa gestão ambiental tem como uma das prioridades a preocupação em apresentar uma proposta correta e eficiente para a destinação de resíduos sólidos. Isso se deve à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, que tem como objetivo erradicar os problemas dos munícipios relacionados ao manejo inadequado de resíduos sólidos.

 

Vantagens em aderir à Gestão Ambiental na sua cidade

Essas modificações são primordiais para preservar o meio ambiente e é fácil entender certas vantagens quando se vive em um local com essas características. Mas, além disso, as cidades que se destacam nesse quesito se tornam mais atuantes na região, nacionalmente, ou até mesmo mundialmente. Isso é importante para a política local e para conquistar crédito ao receber incentivos nacionais, além de visibilidade para empresas e pessoas que procuram tais aspectos para se vincularem.

Além disso, a população ainda ganha uma melhoria de vida considerável. Essas mudanças feitas pela Gestão Ambiental Municipal se tornam exemplos e ajudam a diminuir despesas como conta de luz e consumo exagerado de produtos poluente, a mobilidade urbana, construção de uma cidade modernizada, segurança pública, inclusão social, educação ambiental e de direitos humanos, dentre muitos outros.

Portanto, é válido entender o ciclo de alterações que ocorrem nesse meio de sustentabilidade e Gestão Ambiental

Quando os indivíduos iniciaram a preocupação com o futuro do planeta, atingiram as empresas que geram produtos a serem comercializados. Essas empresas, por sua vez, possuem tamanha influência em conjunto com a população que procuram cidades sustentáveis e a Gestão Ambiental proporciona o trabalho para que isso tudo ocorra e que essa mudança afete mais indivíduos e empreendimentos e centros para um grande avanço sócio sustentável!

 

Veja também:

Entenda a Gestão Ambiental Municipal e sua importância no cenário atual

Quero trabalhar com Meio Ambiente, e agora?

6 opções no mercado de trabalho para Gestão Ambiental

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit