Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Primeiro trem solar da América Latina ligará três países

Primeiro trem solar da América Latina ligará três países

Viagens internacionais ou inter-continentais via trem são muito comuns em países do oriente e hemisfério norte.

No entanto, na América Latina, a ideia ainda é um tanto quanto nova. Só em fevereiro do ano passado, começaram as instalações das vias que receberão o primeiro trem solar turístico do continente. Ele foi batizado de 'Tren de la Quebrada' e sairá da província de Jujuy, na Argentina.

Jujuy faz parte de uma região famosa pela montanha arco-íris, apelidada de 'Cerro de los 7 Colores', e é o segundo trem solar cuja existência é conhecida, o primeiro tendo sido estreado na Austrália.

A primeira parte da construção deve ser concluída em agosto de 2019 e servirá de conexão entre Volcán com Purnamarca e Maimará, numa rota de 20 quilômetros pelo norte argentino. Em seguida, espera-se que a linha estenda-se à Bolívia e, posteriormente, ao Peru, onde o trem pararia em Cusco antes de chegar a Machu Picchu, seu destino final.

No entanto, a primeira rota terá dimensões reduzidas, com um vagão comportando, no máximo, 240 passageiros.

Por ser um trem turístico, ele correrá com uma velocidade de apenas 30 km por hora, ao menos inicialmente. Para seu funcionamento, painéis fotovoltaicos serão instalados no topo dos vagões, com propulsão sendo realizada via energia solar e diesel hidráulico, para evitar ao máximo degradações ambientais.

Como já mencionado, a Austrália foi o primeiro país a estrear a tecnologia, e o novo exemplar tem envolvimento dos especialistas internacionais que fizeram parte do projeto inicial em Byron Bay, no país da Oceania.

Para o engenheiro Pablo Rodríguez Messina, 'este é um grande desafio', já que uma nova tecnologia está sendo desenvolvida, e pode muito bem revolucionar o transporte ferroviário do futuro.

O trem solar seguirá a ferrovia Belgrano Cargas, que foi desativada há 25 anos na Trilha Inca e havia sido, ironicamente, a primeira rota comercial de toda a América do Sul.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit