Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Projeto da Globo torna comunidade no Rio de Janeiro mais verde

Projeto da Globo torna comunidade no Rio de Janeiro mais verde

O Rio de Janeiro é a mais recente a integrar o time de cidades que recebem ações do Verdejando, uma iniciativa promovida pela Rede Globo desde 2013.

O Verdejando já plantou mais de 6.5 mil mudas, tendo distribuído, além disso, 74 mil plantas.

Inicialmente realizado somente em São Paulo (SP), ele chegou, em 2018, a outros grandes centros urbanos como Brasília, Recife e Belo Horizonte, objetivando conscientizar a população sobre a importância de incluir-se áreas verdes nas cidades.

Já no Rio, uma melhor conscientização acerca da alimentação foi o que impulsionou a estreia desta nova edição do Verdejando.

Dividido por lá em três partes, ele contou com a apresentação da proposta de criação da agrofloresta aos residentes locais, seguido de oficinas com debates oportunos sobre o tema e, por fim, um mutirão para o plantio agroecológico:

"Estamos muito felizes com a realização do 'Verdejando' aqui no Rio", conta André Dias, diretor de Projetos Especiais da Globo. "Mais do que nunca precisamos conversar sobre sustentabilidade e poder fazer isso diretamente com a população é uma grande oportunidade. Pensando nisso, procuramos um espaço no qual pudéssemos executar o projeto e um parceiro (Horta Inteligente) capacitado para criar a agrofloresta."

O mutirão de plantio contou com mais de 60 pessoas, dentre elas moradores do Morro e voluntários, que foram responsáveis por transformar o Java, uma das vias de acesso à comunidade, em um ambiente mais verde.

Juntos, eles plantaram 35 espécies de alimentos por sistema agroflorestal em uma área de aproximadamente 60m².

Ali, plantaram-se diversas espécies frutíferas, como acerola e limão, assim como raízes (batata doce, inhame), sementes (milho, feijão, amendoim) e múltiplas espécies de ervas medicinais, hortaliças, flores e PANCS (Planats Alimentícias Não Convencionais):

"Depois de encontrarmos uma área para o plantio no Morro da Previdência, fomos ao local apresentar a proposta e ouvir os moradores, que se mostraram animados com a ideia", concluiu Dias.

Além do mais, o grupo ainda construiu, no local, uma área de convívio e lazer para a população, providenciando também a fitorremediação do corpo hídrico local.

Esta é uma tecnologia que utiliza plantas para minimizar os poluentes na água.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit