Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts
Quero trabalhar com Meio Ambiente, e agora?

O interesse em questões ambientais tem se tornado evidente no mercado de trabalho nos diversos ramos empresariais, devido ao apelo por atitudes sustentáveis, que por sua vez, atraem mais consumidores.  Mais do que nunca, termos como qualidade de vida, sustentabilidade e impacto ambiental, se tornaram preocupações que em geral, são aumentadas nas pessoas que estudam e trabalham na área.  

Tendo isso em vista, essas pessoas tentam entender o cenário e encontrar formas técnicas, físicas e comportamentais de evitar e combater poluição, escassez de recursos e propor soluções tecnológicas e programas de preservação que respeitem culturas, populações, fauna, flora, água e ar. Por essa razão, engenharias, gestões e gerências ligadas à área ambiental são carreiras do presente que têm futuro promissor.

Dessa forma, as oportunidades de emprego nas áreas que praticam ações de preservação se tornaram algumas das mais procuradas e lucrativas para os profissionais. Os motivos vão desde a boa valorização do mercado à disponibilidade de procura em todas as regiões do Brasil e no mundo, já que desde 1972, a Organização das Nações Unidas indicou um apelo internacional pela consciência ambiental na Conferência de Estocolmo.

 

Mas afinal, como está o mercado? 

 Mercado na Área Ambiental

O setor ambiental reserva oportunidades para diferentes perfis de profissionais: há vagas para os mais aventureiros, que gostam de se dedicar ao trabalho em campo, e também para aqueles que preferem um local mais reservado e calmo, como em um escritório.

Para se ter um parâmetro, em 2017 o mercado ambiental teve previsão de chegar a US$ 31,7 bilhões. Além disso, a indústria ambiental representava 44% do mercado atual. E, o cargo de Gerente de Meio ambiente esteve entre os empregos em alta no ano passado.  

O fato das chances e oportunidades na área ambiental estarem ligadas diretamente ao crescimento populacional e degradação ambiental, a tendência para esse ano de 2018 é vê-las ainda maiores.  

Já foi possível perceber que o meio ambiente possui um grande leque de oportunidades. A variedade de formas de ingresso no mercado de trabalho nessa área é vasta, pois apresenta a conciliação entre diversas empresas, a sociedade e o meio ambiente. O profissional que atua nesse ramo, fica responsável por toda a área sustentável e seu objetivo é a concordância da prudência ecológica com o desenvolvimento socioeconômico e a legislação ambiental.

Em tese, todos esses caminhos prometem conduzir ao desenvolvimento sustentável, seja ele humano, ecológico, industrial ou de infraestrutura. Mas, em geral, aqueles realmente capacitados são quem alcançam êxito no ramo. Portanto, algumas dicas são valiosas se você deseja ingressar neste mercado.

 

Escolha bem um Curso ou Ramo Relacionado 

 Escolha bem o Curso ou o Ramo Relacionado

Para o desenvolvimento de uma carreira ambiental de sucesso, os empregadores consideram, em primeiro lugar, a qualificação acadêmica voltada para o meio ambiente. Alguns cursos bastante valorizadas são as engenharia relacionadas ao meio ambiente (ambiental, ambiental e sanitária, agrícola etc.), agronomia, biotecnologia, ciências biológicas, gestão ambiental e cursos técnicos em meio ambiente.  

Eles variam em aprendizado com quesitos destinados ao crescimento econômico sustentável, planejamento e monitoramento de produção agropecuária, projetos para melhorar o tratamento do meio ambiente no local de estudo ao contato direto com o meio ambiente. Além disso, existem especializações voltadas à preservação ambiental e desenvolvimento de trabalho em ambientes industriais. Outras opções de atuação é a gestão, gerência das relações ecológicas, gerência de correlações, gestão ambiental entre outras. 

É possível também fazer um curso técnico em meio ambiente e se destacar no mercado. Ainda há quem pense que o campo de atuação deles está restrito aos órgãos de proteção da natureza e às organizações não governamentais, mas a indústria é a maior empregadora desses trabalhadores.

 

Nunca Pare de Aprender 

 Nunca pare de Aprender

O currículo é uma das partes mais importantes da sua contratação. Uma maneira excelente para melhora-lo é por meio de cursos livres, profissionalizantes ou de atualização, que te fornecem informação para aumentar o interesse dos empregadores. Eles são bem valorizados e demonstram que você tem compreensão em vários assuntos no mercado de trabalho.  

Essas aulas ainda ajudam no aperfeiçoamento e atualização de profissionais de áreas que não são diretamente ligadas ao meio ambiente, como um administrador ou um gestor de recursos humanos, por disponibilizarem uma formação completa.  

Então, a melhor maneira de turbinar seu currículo e ser um profissional apto a atuar em qualquer cargo é sempre se atualizar com as novidades e estar por dentro das legislações, normas e suas mudanças. Isso pode parecer simples, mas faz toda a diferença!

 

Cuide do seu Perfil Profissional 

 Cuide do seu Perfil Profissional

As oportunidades de emprego são diversas e o perfil procurado é variado, quando se trata de meio ambiente. Por isso, para se destacar é preciso apresentar boas qualidades comportamentais, como responsabilidade, dedicação, e disposição para garantir que seu papel seja efetivo e o uso do meio ambiente pelos empreendimentos seja sustentável.  

Ou seja, para conseguir destacar-se no ambiente de trabalho é essencial demonstrar as suas competências, companheirismo e principalmente compromisso para com a instituição ou empresa. Além disso, é preciso ter uma profunda preocupação ambiental e se lembrar de indicar dentro da própria empresa formas mais sustentáveis de trabalho. Por isso, a melhor maneira de aumentar a sua empregabilidade (ato de se manter ou ingressar no mercado) é por meio da profissionalização e da busca por cursos que aumentam sua capacidade de conhecimento.     

Lembre-se que os contratantes e o mercado consumidor visam atualmente, pessoas aptas a conseguirem utilizar o ensino e as metodologias na prática, para ajudar na organização e nos desafios socioambientais que aparecem nas empresas!

 

Quer saber mais dicas sobre o Mercado Ambiental? Confira estes artigos:  

Com o que trabalhar na área ambiental

Conheça o mercado ambiental para 2017

 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit