Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Ruas de São Paulo são pintadas de Azul para reduzir Calor

Ruas de São Paulo são pintadas de Azul para reduzir Calor

Que existem cores quentes e cores frias, todos já sabemos.

A sensação de entrar num quarto pintado de preto - ou vermelho - é de mais calor que quando entra-se num ambiente branco, azul (mais resfriado).

Há toda uma psicologia, e até explicação científica, por trás das sensações invocadas pelas cores, e é pensando nisto que a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentavel (Semade), de Tietê (SP) deu início a um experimento curioso...

Tanto a calçada, como o asfalto em frente ao prédio do órgão foram pintados de azul ciano.

 

Azul é a cor mais quente...? Ops, fria?

Segundo o órgão, a cor reduz a temperatura em 10% e ajuda na economia de energia elétrica e redução da evaporação, tornando o local mais fresco para pessoas, plantas e animais.

De fácil aplicação e baixíssimo custo, o experimento não tem contraindicações e pode ser replicado em outros pavimentos, calçadas, pátios, estacionamentos, ruas, estradas etc.

Também fala-se em telhados de escola, hospitais, prédios públicos, pontos de ônibus e outros locais que sofrem com maior incidência de calor.

Além de auxiliar os cidadãos no combate ao calor excessivo, a medida também pode beneficiar animais nativos e plantas, que têm encontrado cada vez mais dificuldade em se adaptar às constantes mudanças climáticas.

Para medir os resultados, a secretaria está comparando a temperatura do asfalto pintado com os outros, ainda não tocados, utilizando um termômetro digital.

 

A técnica não é nova!

O Departametno de Obras Públicas de Los Angeles (EUA), LA Street Services, pintou em 2017 as ruas da cidade de branco, uma cor naturalmente fria.

Segundo dados do experimento, a temperatura em um estacionamento, por exemplo, foi reduzida em mais de 20 graus!

A explicação é que o pavimento negro comum absorve até 95% da luz solar.

No entanto, construir uma pavimentação ecológica é um desafio e tanto, principalmente do ponto de vista financeiro, mas as cores - e há inúmeras das quais escolher - podem ser grandes aliadas em nossa luta contra verões intensos.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit