Nosso Blog

Confira nossas novidades!

Veja outros Posts

Saiba como baixar o QGIS e suas aplicações no Geoprocessamento

Saiba como baixar o QGIS e suas aplicações no Geoprocessamento

Assim como o ArcGIS, que é trabalhado no curso online de Geoprocessamento do IBRACAM, o QGIS é um software de gestão de dados bastante utilizado por profissionais da área da geociência para desempenhar suas tarefas diárias.

A diferença, no entanto, é que enquanto o ArcGIS é acessível através de uma licença, o QGIS pode ser baixado de forma gratuita.

 

O que é o QGIS?

QGIS é composto pelo acrônimo GIS (Geographic Information System) que, traduzido do inglês, é algo como Sistema Geográfico de Informações. Eles são usados em uma série de campos acadêmicos e aplicados, uma vez que nos permitem combinar dados tabulares (exemplo: uma planilha de Excel) com limites geográficos (exemplo: mapas). O QGIS, ou Quantum GIS, é um deles.

Ele atua como uma fonte aberta (open source) de informações geográficas, o que significa que ele pode ser baixado e instalado em seu desktop ou laptop sem qualquer custo. QGIS funciona tanto em Windows como Mac OS X e Linus, e há também diversos plugins que podem extender a funcionalidade e utilidade do software.

Funções comuns do QGIS

Como a língua original do QGIS é inglês, todas as suas funcionalidades, e sua interface, são acessados na língua. Confira abaixo algumas das funções mais comuns do QGIS:

  • Geocode: cria pontos num mapa com endereços de rua numa planilha;
  • Overlay: a função sobrepõe dois ou mapas ou camadas (layers) no mesmo sistema de coordenadas, mostrando a relação entre eles;
  • Georeference: alinha dados geográficos (mapas, camadas etc) com um sistema de coordenadas pré-determinado, o que permite overlays, já citados acima;
  • Select by location (proximity analysis): este seleciona características usando como base sua relação espacial com similares;
  • Select by attribute: organiza e seleciona características de acordo com seus atributos, como uma consulta a um banco de dados;
  • Buffer: cria uma zona em torno de uma característica (chamada feature) em unidades de distância ou tempo;
  • Join: une campos de um campo para outro que tenha atributos comuns.

 

Como baixar o QGIS de forma gratuita

Como a instalação do QGIS é gratuita, ela pode ser feita direta do site do software clicando neste link.

A atual versão se chama QGIS 3.8.3 'Zanzibar' e foi lançada no dia 13 de setembro de 2019.

Certifique-se, também, de ter uma boa conexão com a internet para evitar quaisquer erros durante o download do arquivo (algumas versões incluem plugins adicionais que são imprescindíveis para o seu funcionamento). Confira, abaixo, como baixar o QGIS para cada um dos sistemas operacionais em que ele pode ser operado:

Windows

Para quem faz uso do Windows, basta acessar este link. É importante lembrar que há versões paralelas do software; logo, se você é um usuário novo e nunca utilizou QGIS antes, recomendamos os instaladores 'standalone'. E, caso você já tenha algum conhecimento de QGIS e esteja buscando uma atualização, sugerimos utilizar os pacotes OSGeo4W, que permitirão o download paralelo de várias versões.

O repositório OSGeo4W contém o QGIS e todas os seus extras, como Python, GRASS, GDAL e mais.

Mac OS X / Mac OS

Instaladores para MacOS High Sierra (10.13) e versões mais recentes podem ser encontrados na página de downloads do QGIS. Já quem usa sistemas Mac alternativos como MacOS 10.11 El Capitan e derivados, é necessário acessar a página kyngchaos.com.

Linux

A grande parte dos distribuidores Linux divide o QGIS entre pacotes diferentes, o que torna as coisas um pouco mais complicadas, mas não tanto.

Para acessar o software em Linux, você precisará tanto do QGIS, como QGIS-Python instalados para que os plugins funcionem normalmente. Outros pacotes como QGIS-Grass (ou QGIS-plugin-Grass) e QGIS-Server podem ser ignorados num momento inicial e baixados posteriormente. Basta clicar aqui e selecionar o formato mais conveniente.

E outros sistemas operacionais?

Nós citamos aqui três dos principais sistemas operacionais aos quais grande parte de nossos alunos têm acesso. No entanto, caso você faça uso de outro, sem ser um dos citados acima, basta dirigir-se à página de downloads do QGIS para buscar pela versão correta.

O QGIS é um software amigável e, sem dúvidas, mesmo que não seja usuário de Windows, Mac ou Linux, você conseguirá fazer o download em sua área de trabalho.

 

Eu preciso ter experiência prévia em QGIS para fazer um curso de Geoprocessamento?

Você não precisa ter experiência prévia para fazer um curso de Geoprocessamento! Basta ter o software instalado.

No nosso site, você pode adquirir o nosso kit Geoprocessamento com QGIS, onde você aprenderá mais sobre este software incrível e algumas possíveis formas de uso por meio de um webinário completo, incluindo aulas exclusivas elaboradas pela instrutora de Geoprocessamento do IBRACAM, Gisele Cruz.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Ibracam

by nerit